Quem guarda todos os comprovantes de compra ao longo do ano tem chance de aumentar o valor da restituição do imposto de renda para 2021.
Mesmo se tratando dos lançamentos apenas em 2021, todas as medidas para conseguir ter mais dinheiro precisam ser feitas até o final deste ano.
Continua após a publicidade
Entre as principais alternativas para conseguir recuperar maior parte do valor diante da Receita Federal, está a declaração de doações e produtos como previdência privada.
Por isso, se o contribuinte passar a pensar de maneira estratégica, visando pagar menos impostos, a restituição do imposto de renda será maior e as preocupações em relação a esse tema, passarão a ser menores.
Continua após a publicidade
Como aumentar a restituição do imposto de renda?
Uma das principais dicas é começar a separar todos os comprovantes de gastos de maneira antecipada, deixando de lado a “declaração de última hora”.
Além desse procedimento ser prejudicial para os cálculos, a probabilidade de deixar passar algum item importante para ajudar no aumento da restituição do imposto de renda é bastante grande.
Por isso, uma das formas mais eficazes de aumentar o valor a ser devolvido pela Receita Federal é justamente guardar comprovantes de pagamento de itens considerados essenciais, como educação e saúde.
Entretanto, é fundamental analisar se existe, de fato, valores retidos em cima deste pagamento. Caso contrário, não será possível fazer a restituição do imposto de renda.
Continua após a publicidade
Abatimento na previdência privada
Para quem tem uma previdência privada e deseja utilizá-la para aumentar a probabilidade de receber uma quantia maior no ano que vem durante o acerto de contas, é importante se atentar ao modelo do produto.
Nesse caso, a restituição do imposto de renda só está prevista para os modelos PGBL, desde que tenham um limite máximo de 12% de valor tributável.
Doações
As doações também são oportunidades de aumentar a restituição do imposto de renda, já que podem ser uma forma de direcionar o dinheiro que você paga ao Governo para ações sociais.
Entretanto, é importante estar atento ao limite da devolução do valor. Atualmente, o teto é o de 6% referente ao imposto destinado a essa finalidade.
Continua após a publicidade
Entre as instituições que podem ser ajudadas, também podem ser levadas em consideração atividades artísticas, culturais e audiovisuais.
Restituição do imposto de renda para outras áreas
No caso de despesas médicas, odontológicas, além de pensões alimentícias judiciais, a pessoa só deverá aguardar para que os cálculos sejam realizados.
De acordo com o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, é importante que as informações declaradas estejam condizentes com a realidade.
“O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações. Tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, relata.
Quer continuar recebendo mais informações sobre o universo financeiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.
Continua após a Publicidade