Como aumentar as chances de receber mais na restituição do imposto de renda?

Karina Carneiro
Karina Carneiro
celular com aplicativo de restituição do imposto de renda
O aumento da restituição do imposto de renda pode ser feito de diferentes maneiras. Aprenda a aplicar algumas técnicas para o próximo ano.

Quem guarda todos os comprovantes de compra ao longo do ano tem chance de aumentar o valor da restituição do imposto de renda para 2021.

Mesmo se tratando dos lançamentos apenas em 2021, todas as medidas para conseguir ter mais dinheiro precisam ser feitas até o final deste ano. 

Continua após a publicidade

Entre as principais alternativas para conseguir recuperar maior parte do valor diante da Receita Federal, está a declaração de doações e produtos como previdência privada. 

Por isso, se o contribuinte passar a pensar de maneira estratégica, visando pagar menos impostos, a restituição do imposto de renda será maior e as preocupações em relação a esse tema, passarão a ser menores. 

Continua após a publicidade

Como aumentar a restituição do imposto de renda?

Uma das principais dicas é começar a separar todos os comprovantes de gastos de maneira antecipada, deixando de lado a “declaração de última hora”.

Além desse procedimento ser prejudicial para os cálculos, a probabilidade de deixar passar algum item importante para ajudar no aumento da restituição do imposto de renda é bastante grande. 

Por isso, uma das formas mais eficazes de aumentar o valor a ser devolvido pela Receita Federal é justamente guardar comprovantes de pagamento de itens considerados essenciais, como educação e saúde.

Entretanto, é fundamental analisar se existe, de fato, valores retidos em cima deste pagamento. Caso contrário, não será possível fazer a restituição do imposto de renda. 

Continua após a publicidade

Abatimento na previdência privada

Para quem tem uma previdência privada e deseja utilizá-la para aumentar a probabilidade de receber uma quantia maior no ano que vem durante o acerto de contas, é importante se atentar ao modelo do produto.

Nesse caso, a restituição do imposto de renda só está prevista para os modelos PGBL, desde que tenham um limite máximo de 12% de valor tributável.

Doações

As doações também são oportunidades de aumentar a restituição do imposto de renda, já que podem ser uma forma de direcionar o dinheiro que você paga ao Governo para ações sociais. 

Entretanto, é importante estar atento ao limite da devolução do valor. Atualmente, o teto é o de 6% referente ao imposto destinado a essa finalidade.

Continua após a publicidade

Entre as instituições que podem ser ajudadas, também podem ser levadas em consideração atividades artísticas, culturais e audiovisuais. 

Restituição do imposto de renda para outras áreas

No caso de despesas médicas, odontológicas, além de pensões alimentícias judiciais, a pessoa só deverá aguardar para que os cálculos sejam realizados.

De acordo com o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, é importante que as informações declaradas estejam condizentes com a realidade.

“O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações. Tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, relata.

Quer continuar recebendo mais informações sobre o universo financeiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.