Rentabilidade da poupança em 2020 é a pior em 18 anos

A rentabilidade da poupança acumulou perda de 2,30% em 2020. Com a regra atual, a caderneta tem rendimento correspondente a apenas 70% da Selic.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com a inflação em 2020 acumulada em 4,52%, a rentabilidade da poupança foi a pior em 18 anos.

Sem apresentar um ganho real, a caderneta teve um retorno negativo de 2,39%, já descontando o IPCA do período. Em 2002, o retorno foi de -2,90%.

De acordo com o resultado apresentado, esse foi o segundo ano consecutivo que o rendimento da poupança perde para a inflação, já que em 2019 o prejuízo foi de 0,05%.

Com informações do G1

Entenda melhor sobre a rentabilidade da poupança

A rentabilidade da poupança está ligada de forma direta com a taxa de juros do país, a Selic

Com a Selic na mínima histórica de 2%, tanto a poupança como os investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos prejudicados de maneira direta em 2020. 

Isso ocorre devido à mudança das regras da caderneta que entrou em vigor desde 2012. 

Desde essa data, qualquer aplicação realizada com a taxa básica de juros menor que 8% tem rentabilidade calculada em 70% da taxa Selic, acrescido da Taxa Referencial (TR), fixada atualmente em 0%.

Dessa forma, a rentabilidade da poupança em 2020 foi de 1,4%, representando um crescimento de 0,12% ao mês. 

Enquanto isso, as aplicações realizadas antes desta data, chamadas de “poupança velha” continuam tendo a mesma rentabilidade da época.

Rendimento dos investimentos em 2020

Segundo o levantamento realizado pela Economática, o CDI e o Ibovespa também tiveram rentabilidade negativa em 2020 quando descontada a inflação medida pelo IPCA. 

Apesar da recuperação da Bolsa de Valores no ano passado e de a máxima histórica ter sido alcançada no fim do ano, o ouro se mostrou como um dos melhores investimentos do ano

Confira o comparativo realizado pela pesquisa. 

  • Ouro: 49,19%
  • Euro: 34,69%
  • Dólar: 23,36%
  • Ibovespa: -1,53%
  • CDI: -1,68%
  • Poupança: -2,30%

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar acompanhando todas as novidades sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp