Caixa vai anunciar redução de juros no financiamento da casa própria

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou na última segunda, 13, uma redução de juros no financiamento da casa própria. Saiba mais.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última segunda-feira, 13, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o banco fará uma redução de juros no financiamento da casa própria. Segundo ele, os detalhes serão informados na próxima quinta-feira, 16.

“A Caixa vai reduzir os juros. Não está aumentando a Selic? Então, a Caixa Econômica Federal, com um lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira”, afirmou o presidente da Caixa durante a cerimônia de lançamento do programa Habite Seguro, no Palácio do Planalto.

Redução de juros no financiamento da casa própria

A Caixa disponibiliza quatro modalidades de financiamento imobiliário. No entanto, algumas delas têm juros corrigidos por taxas variáveis, que são diretamente influenciadas pela taxa básica de juros (Selic). O comunicado da redução dos juros do financiamento da casa própria pela Caixa acontece em meio à possibilidade de aumento da taxa básica de juros. 

Atualmente, a taxa Selic está definida em 5,25% ao ano, mas, segundo as projeções do mercado financeiro, ela encerrará 2021 em 8% ao ano. Quando o Banco Central (BC) eleva a taxa Selic, o objetivo é controlar a demanda aquecida e isso reflete diretamente nos preços, uma vez que os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Quando a taxa básica de juros é reduzida, a tendência é de que o crédito fique mais barato, incentivando a produção e o consumo, estimulando a atividade econômica e diminuindo o controle da inflação. Atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um valor de R$ 528,9 bilhões, o que corresponde a 67,3% de todos os financiamentos imobiliários concedidos no Brasil.

Quer continuar acompanhando notícias como essa, sobre redução de juros no financiamento da casa própria? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Eduardo Bruno

    Isso impactará também nos financiamentos
    imobiliários já em andamento???

  2. Geraldo adriano

    Boa notícia, mais quem já tem.o financiamento vai ter alguma redução tbm ou só pra adquirir o finaciamento mais pra frente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp