Recorde no consórcio: negócios sobem 23,4% em 2020

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes
desenho de um porquinho recebendo moedas e uma mão colocando moedas nesse porquinho, representando recorde no consórcio
O recorde no consórcio ocorreu devido a algumas mudanças oferecidas pelo Banco Central. Em 2021, elas deixam de existir. Entenda melhor.

A pandemia do novo coronavírus trouxe um patamar recorde no consórcio. Somente de janeiro a novembro de 2020, o volume financeiro das operações cresceu 23,4%, totalizando R$ 150,53 bilhões.

Nesse sentido, foram comercializadas 2,77 milhões de cotas, um resultado 4,9% superior ao registrado em 2019. Esses índices fizeram a quantidade de novos clientes atingir 7,71 milhões.

Continua após a publicidade

O ticket médio foi de R$ 63,78 mil por cota. Esse indicador, da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), mostra quanto cada consorciado adquiriu, em média.

Outros dados do recorde no consórcio em 2020

Do total de adesões vendidas no ano, as principais categorias foram:

  • veículos leves1,21 milhão, com alta de 4,3%;
  • motocicletas955,51 mil, crescimento de 2,3%;
  • imóveis341,44 mil, com elevação de 15,2%;
  • serviços94,95 mil, alta de 48%;
  • veículos pesados: 101,69 mil, crescimento de 17,9%;
  • eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis: 39,3%, elevação de 39,3%.

Segundo o presidente executivo da Abac, o motivo para esse recorde no consórcio é a possibilidade de fazer uma poupança com um objetivo específico e focando no longo prazo.

Continua após a publicidade

A Circular 4009 do Banco Central também ajudou a alcançar esses resultados. A partir da publicação, em abril, as administradoras de consórcio puderam fazer pagamentos em espécie de maneira imediata aos consorciados.

Até então, era necessário esperar 180 dias depois da contemplação. A formação de grupos também foi facilitada, pois passou de 90 para 180 dias, o que trouxe mais flexibilidade.

Permanência das mudanças

A pandemia também gerou a modificação de outros aspectos no consórcio. O limite mínimo para o crédito mais baixo foi de 50% para 30% em comparação com o de maior valor. Assim, o cliente pode passar de uma cota cara para outra mais barata.

Todas essas modificações terminam neste final de ano. No entanto, a Abac tende a solicitar a extensão das medidas, enquanto o Banco Central já afirmou que não deve ampliá-las.

Continua após a publicidade

Ademais, para os grandes bancos que negociam cotas de consórcio, não houve grandes mudanças. A expectativa para esse segmento, contudo, é que a procura continue igual em 2021.

Assim, os dados mostram um impacto maior nas administradoras especializadas, que tiveram grandes benefícios com o recorde no consórcio e podem sofrer com a ausência das iniciativas.

Funcionamento do consórcio

Essa modalidade é uma espécie de compra coletiva. No consórcio, diferentes pessoas adquirem cotas de um mesmo grupo. Cada uma delas está atrelada a um valor ou bem específico.

Todos os meses é paga uma mensalidade, sendo que o dinheiro vai para um fundo comum. Da mesma forma, são realizados sorteios e lances para adiantar a contemplação do bem.

Continua após a publicidade

Quem for sorteado ou ganhar como lance mais alto tem direito a receber uma carta de crédito. Assim, o consorciado pode comprar o item antes do término do pagamento das parcelas.

Além disso, o fundo comum assegura o pagamento antecipado das aquisições, com a vantagem da ausência de taxas de juros.

De toda forma, é importante analisar outras cobranças, como a taxa de administração. Assim, é possível ter certeza de quanto vai gastar e do benefício dessa modalidade.

Quer saber mais sobre aspectos que influenciam sua vida financeira? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha sempre atualizado!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.