Receita Federal prorroga prazo para entrega da declaração do IR até 31 de maio

Extensão do prazo para entrega da declaração do IR visa suavizar as dificuldades impostas pela pandemia. Saiba mais sobre a prorrogação.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do IR até 31 de maio. Antes, o limite era 30 de abril. A mudança foi implementada por meio da instrução normativa 2.020, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12).

Na semana passada, o Senado aprovou um projeto que posterga o prazo de entrega até 31 de julho. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas, por ter sido modificado, precisará ser novamente analisado. Caso seja validado, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Também foram prorrogados para 31 de maio os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

Extensão do prazo para entrega da declaração do IR visa suavizar as dificuldades impostas pela pandemia

De acordo com a Receita Federal, a extensão do prazo para entrega da declaração do IR e demais documentos visa suavizar as dificuldades impostas pela pandemia. Em 2020, isso já havia sido feito.

“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, declarou o órgão.

Em razão do adiamento, o cidadão que quiser pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. 

“Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas”, explicou.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado por meio do site da Receita Federal.

Até as 16h da última sexta-feira, 9, haviam sido enviadas 11.952.904 declarações de IR, o que equivale a cerca de 36% das 32,6 milhões de documentos esperados em 2021.

Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Aproveite e leia também: “Documentos para Imposto de Renda 2021: veja um checklist para se organizar antes de fazer a declaração anual”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a prorrogação do prazo para entrega da declaração do IR? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp