A Receita Federal lançou na última segunda-feira, 17, um aplicativo para agendar atendimento presencial. O objetivo é facilitar a marcação dos serviços que ainda não podem ser realizados pela internet em uma das unidades do órgão.
O agendamento do atendimento presencial, que é obrigatório, também pode ser feito por meio do site da Receita Federal na internet.
Veja como utilizar aplicativo da Receita Federal
Via aplicativo, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima. Não é necessário fazer cadastro para marcar data e hora, basta informar o CPF ou CNPJ.
Antes o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento. O aplicativo de agendamento é uma solução para esses casos”, explicou a Receita.
O app também permite sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida. A Receita ressalta que grande parte dos serviços podem ser realizados diretamente no site da Receita Federal ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).
O aplicativo está disponível para iOS e para Android.
Confira os serviços disponíveis no atendimento presencial
Veja, abaixo, a listagem dos serviços disponíveis no atendimento presencial:
- inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
- obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
- consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI (microempreendedor individual).
- parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
- emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
- entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.
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