Receita Federal lança aplicativo para agendar atendimento presencial

A Receita Federal lançou aplicativo em que é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima. Veja como funciona.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Receita Federal lançou na última segunda-feira, 17, um aplicativo para agendar atendimento presencial. O objetivo é facilitar a marcação dos serviços que ainda não podem ser realizados pela internet em uma das unidades do órgão.

O agendamento do atendimento presencial, que é obrigatório, também pode ser feito por meio do site da Receita Federal na internet.

Veja como utilizar aplicativo da Receita Federal

Via aplicativo, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima. Não é necessário fazer cadastro para marcar data e hora, basta informar o CPF ou CNPJ.

Antes o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento. O aplicativo de agendamento é uma solução para esses casos”, explicou a Receita.

O app também permite sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida. A Receita ressalta que grande parte dos serviços podem ser realizados diretamente no site da Receita Federal ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).

O aplicativo está disponível para iOS e para Android.

Confira os serviços disponíveis no atendimento presencial

Veja, abaixo, a listagem dos serviços disponíveis no atendimento presencial:

  • inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
  • obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
  • consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI (microempreendedor individual).
  • parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
  • emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
  • entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.

Aproveite e leia também: “Receita Federal prorroga prazo para entrega da declaração do IR até 31 de maio”.

Quer continuar acompanhando as novidades? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp