Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do IR 2022 nesta quinta (23); veja se você está na lista

Segundo a Receita, 4,25 milhões de contribuintes receberão o 2º lote de restituição do IR 2022 que será pago em 30 de junho.

Isabella Proença
Isabella Proença Conteúdo e Jornalismo

Segundo a Receita, 4,25 milhões de contribuintes receberão o 2º lote de restituição do IR 2022 que será pago em 30 de junho.

Nesta quinta, 23, a partir das 10h, a Receita Federal informou que abrirá consulta ao 2º lote de restituição do IR 2022, referente ao ano calendário 2021. 

Continua após a publicidade

Assim como aconteceu no 1º lote, R$ 6,3 bilhões serão destinados ao pagamento dos contribuintes que estão incluídos nesta segunda etapa de pagamentos. 

Além da possibilidade de consultar o 2º lote da restituição, também serão liberadas consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores, referentes aos contribuintes que por algum motivo caíram na malha fina mas depois conseguiram se acertar com o leão. Os recursos serão depositados no dia 30 de junho.

Continua após a publicidade

Como realizar a consulta ao 2º lote de restituição do IR 2022?

As consultas poderão ser realizadas de duas formas: 

Como sempre acontece, o segundo lote do IR 2022 contemplará os contribuintes com prioridade legal. Na seguinte ordem:

  • contribuintes acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como saber se caiu na malha fina?

Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá saber se há ou não alguma pendência que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.

Para saber se está na malha fina, o contribuinte também poderá acessar o “extrato” do IR no site da Receita Federal no Centro Virtual de Atendimento, chamado de portal e-CAC.

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso que pode ser gerado na própria página da Receita ou certificado digital emitido por um órgão habilitado.

As restituições de declarações que apresentarem alguma inconsistência, somente serão liberadas após serem retificadas pelo contribuinte ou após o mesmo apresentar provas de que sua declaração está correta.

Quer continuar acompanhando as notícias como esta, sobre as consultas ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.