Reajuste salarial está abaixo da inflação há um ano, diz levantamento

A última vez em que o reajuste salarial ficou acima da inflação brasileira foi em junho do ano passado, diz pesquisa Fipe.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os trabalhadores brasileiros não recebem reajuste salarial acima da inflação há um ano, de acordo com o Salariômetro, pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que acompanha o mercado de trabalho do país. Com isso, o piso salarial médio no mês passado ficou em R$ 1.354. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 21.

A última vez em que o salário acompanhou a inflação foi em junho de 2020, avalia a pesquisa. Na análise da Fipe, o salário, em média, foi reajustado 0.6 pontos. No mesmo período, a inflação oficial do país, o IPCA, acumulou alta de 8,35%. Quando considerado os reajustes após negociações, somente 27,4% dos acordos tiveram como consequência ganhos reais.

Para além do reajuste: inflação em junho foi a maior dos últimos três anos

A alta da inflação calculada em junho é a maior desde 2018, considerados os resultados obtidos no sexto mês em anos anteriores. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 8, pelo IBGE, e também mostra que a maioria das categorias comerciais acompanhadas pelo Instituto sofreram aumento — oito dos nove grupos de produtos e serviços acumularam incrementos. 

O maior impacto foi do grupo habitação (1,10%), tendo como principal causa a energia elétrica, com alta de 1,95%. A conta de luz teve o maior impacto individual no índice do mês, embora tenha reduzido em relação ao mês de maio. 

Veja o salário médio para sua profissão, de acordo com o Fipe

A FIPE calcula o salário médio de contratação a cada semestre, com base nos dados do Ministério da Economia. O Salariômetro, no entanto, só considerada as categorias com jornada de trabalho entre 40 e 44 horas semanais, com salários mensais iguais ou maiores que o salário mínimo vigente. Para verificar, basta acessar a plataforma.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre a inflação em julho de 2021? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp