Planos de saúde individuais devem ficar sem reajuste ou mais baratos neste ano

A ANS deve decidir ainda essa semana sobre o reajuste dos planos de saúde. A expectativa é que os planos individuais sejam beneficiados.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Ao que tudo indica, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definirá o reajuste dos planos de saúde na próxima semana.

A expectativa é que os planos individuais, que representam 20% dos contratos do mercado, sejam reajustados em zero ou fiquem bem próximos deste percentual. Há, ainda, a possibilidade da porcentagem ser negativa, o que acarretaria em uma redução no valor das mensalidades.

Segundo o colunista do Globo, Lauro Jardim, essa possível queda ocorrerá devido a grande diminuição de intervenções eletivas no ano passado, tanto de cirurgias quanto de consultas, em razão da crise sanitária que o país e o mundo atravessam.

Por outro lado, as operadoras estão pressionando por um reajuste maior em planos coletivos, uma vez que estes não são regulamentados pela ANS.

Reunião para decidir sobre o reajuste dos planos de saúde

A decisão deve ocorrer em uma reunião da diretoria da ANS, marcada para o próximo dia 18, e será extensível aos planos que fazem aniversário de contrato entre os meses de maio de 2021 e abril de 2022.

Antes de ser divulgado, o índice será enviado ao Ministério da Economia.

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Pedro Queiroz, o órgão tentará convencer a ANS e a área econômica a não concederem reajuste nas mensalidades dos planos individuais.

Isso porque, durante a pandemia, a receita das operadoras aumentou justamente graças a menor quantidade de procedimentos, que levou a uma grande redução de custos.

E, ainda de acordo com Queiroz, há vários motivos para os próximos reajustes serem próximos de zero ou até mesmo negativos.

Caso se confirme, a decisão deve afetar 9 milhões dos 48 milhões de usuários de planos.

Esta matéria foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp