Ranking de reclamações do BC traz Inter, Itaú e Caixa na liderança

A cada trimestre, é lançado o ranking de reclamações do BC. Veja qual foi o resultado e por que essas instituições financeiras receberam queixas.

Escrito por Fabíola Thibes

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ranking de reclamações do BC foi divulgado na noite da última terça-feira, 19, e apresenta os Bancos Inter, Itaú e Caixa nas primeiras posições. A lista do Banco Central considera as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

O Banco Inter ficou na liderança, com índice de 111,52. O Itaú veio em seguida, com resultado de 31. Em terceiro, ficou a Caixa Econômica Federal, com 30,85.

Esse ranqueamento já considerou as instituições com mais de 4 milhões de clientes.

Total de queixas

O período deste ranking de reclamações do BC considerou de outubro a dezembro de 2020. Nesse período, o Banco Inter acumulou 900 reclamações consideradas válidas.

A maioria delas foi relativa a irregularidades em sigilo, integridade, confiabilidade, segurança ou legitimidade de operações e serviços. Estão excluídas aquelas referentes a:

O Itaú recebeu 2.594 reclamações. A maioria se referiu ao crédito consignado. Por sua vez, a Caixa teve 4.442 queixas. As principais foram as mesmas do Banco Inter, mas voltadas especificamente ao internet banking.

Confira o ranking de reclamações do BC

 

rankingbancosÍndicereclamações*clientes
Inter (conglomerado)112,529008.069.837
Itaú (conglomerado)31,002.59483.674.760
Caixa Econômica Federal (conglomerado)30,854.442143.971.402
Santander (conglomerado)29,911.52450.947.844
Banco do Brasil (conglomerado)22,631.56269.012.481
Bradesco (conglomerado)16,961.68699.362.077
Votorantim (conglomerado)4,425813.112.975
Midway S.A. – Crédito, financiamento e investimento3,153410.768.835
Banco do Nordeste do Brasil S.A.1,0798.360.626
10ºNubank (conglomerado)0,09110.124.543

Em relação às principais reclamações consideradas válidas pelo Banco Central, as mais significativas são problemas na oferta ou na prestação de informações sobre:

Metodologia do ranking de reclamações do BC

Apesar do ranking contemplar várias instituições financeiras, o índice é definido de forma proporcional. Por isso, o resultado indica o total de reclamações por grupo de 1 milhão de clientes.

Com isso, é possível chegar a um resultado proporcional, sem prejudicar nenhum banco específico. No caso dos três líderes dessa lista, o total de clientes foi:

  • Inter: 8.069.837 clientes;
  • Itaú: 83.674.760 clientes;
  • Caixa: 143.971.402 clientes.

No total, foram 30.780 reclamações no período considerado. Todas as queixas foram registradas no Banco Central e são utilizadas para a fiscalização e a regulação do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Assim que a reclamação é feita, ela é encaminhada à instituição financeira. O prazo de retorno para o cliente, com cópia para o BC, é de até 10 dias úteis.

Todas as reclamações podem ser feitas pelos seguintes canais:

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