O ranking de reclamações do BC foi divulgado na noite da última terça-feira, 19, e apresenta os Bancos Inter, Itaú e Caixa nas primeiras posições. A lista do Banco Central considera as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes.
O Banco Inter ficou na liderança, com índice de 111,52. O Itaú veio em seguida, com resultado de 31. Em terceiro, ficou a Caixa Econômica Federal, com 30,85.
Esse ranqueamento já considerou as instituições com mais de 4 milhões de clientes.
Total de queixas
O período deste ranking de reclamações do BC considerou de outubro a dezembro de 2020. Nesse período, o Banco Inter acumulou 900 reclamações consideradas válidas.
A maioria delas foi relativa a irregularidades em sigilo, integridade, confiabilidade, segurança ou legitimidade de operações e serviços. Estão excluídas aquelas referentes a:
- cartões de crédito e débito;
- internet banking;
- caixas eletrônicos;
- credenciadora;
- operação de crédito.
O Itaú recebeu 2.594 reclamações. A maioria se referiu ao crédito consignado. Por sua vez, a Caixa teve 4.442 queixas. As principais foram as mesmas do Banco Inter, mas voltadas especificamente ao internet banking.
Confira o ranking de reclamações do BC
ranking | bancos | Índice | reclamações* | clientes |
1º | Inter (conglomerado) | 112,52 | 900 | 8.069.837 |
2º | Itaú (conglomerado) | 31,00 | 2.594 | 83.674.760 |
3º | Caixa Econômica Federal (conglomerado) | 30,85 | 4.442 | 143.971.402 |
4º | Santander (conglomerado) | 29,91 | 1.524 | 50.947.844 |
5º | Banco do Brasil (conglomerado) | 22,63 | 1.562 | 69.012.481 |
6º | Bradesco (conglomerado) | 16,96 | 1.686 | 99.362.077 |
7º | Votorantim (conglomerado) | 4,42 | 58 | 13.112.975 |
8º | Midway S.A. – Crédito, financiamento e investimento | 3,15 | 34 | 10.768.835 |
9º | Banco do Nordeste do Brasil S.A. | 1,07 | 9 | 8.360.626 |
10º | Nubank (conglomerado) | 0,09 | 1 | 10.124.543 |
Em relação às principais reclamações consideradas válidas pelo Banco Central, as mais significativas são problemas na oferta ou na prestação de informações sobre:
- empréstimo consignado: 10.518;
- operações de crédito: 3.429;
- cartões de crédito: 2.639.
Metodologia do ranking de reclamações do BC
Apesar do ranking contemplar várias instituições financeiras, o índice é definido de forma proporcional. Por isso, o resultado indica o total de reclamações por grupo de 1 milhão de clientes.
Com isso, é possível chegar a um resultado proporcional, sem prejudicar nenhum banco específico. No caso dos três líderes dessa lista, o total de clientes foi:
- Inter: 8.069.837 clientes;
- Itaú: 83.674.760 clientes;
- Caixa: 143.971.402 clientes.
No total, foram 30.780 reclamações no período considerado. Todas as queixas foram registradas no Banco Central e são utilizadas para a fiscalização e a regulação do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Assim que a reclamação é feita, ela é encaminhada à instituição financeira. O prazo de retorno para o cliente, com cópia para o BC, é de até 10 dias úteis.
Todas as reclamações podem ser feitas pelos seguintes canais:
- site do Banco Central;
- correspondência;
- presencialmente em uma agência do BC;
- telefone 145.
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