Quem tem direito ao saque do FGTS que deve ser anunciado pelo governo nesta quinta?

Espera-se que uma nova rodada de saques do FGTS seja anunciada para a população nesta quinta, 17. Saiba como consultar o seu saldo e qual valor deverá ser disponibilizado.

Escrito por Ana Júlia Ramos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou no último mês a possibilidade de uma nova rodada de saques do FGTS. A última vez que a medida havia sido praticada foi em 2019 e depois em 2020, no auge da pandemia, como medida emergencial. Espera-se que o presidente Jair Bolsonaro faça o anúncio nesta quinta-feira, 17.

A intenção do governo é fazer a liberação para aproximadamente 40 milhões de trabalhadores, gerando um investimento de 30 bilhões de reais na economia do Brasil. Acredita-se que o Produto Interno Bruto (PIB) seja impactado em 0,3%.

A equipe do iDinheiro apurou questões como: quem tem direito ao saque do FGTS? Como consultar o saque? Quais serão os valores liberados? Acompanhe a leitura e tire as suas principais dúvidas.

Quem tem direito ao saque do FGTS?

Assim como em 2020, todo trabalhador que tenha um valor disponível em conta, seja nas contas ativas ou inativas, terá direito. O saque não é obrigatório, ou seja, apenas aquelas pessoas que desejarem retirar uma parte do saldo poderão fazê-lo.

Quais serão os valores liberados?

Acredita-se que as regras da medida seguirão aquelas aplicadas no ano de 2020. Ou seja: os valores seriam de R$ 500 até R$ 1000. A quantia resgatada também será decidida pelo trabalhador, desde que não ultrapasse o valor máximo estipulado pelo governo.

Como consultar o saque do FGTS 2022?

É possível consultar o saque de três formas diferentes. A primeira delas é por correspondência e para isso, é preciso ir até uma agência da Caixa ou ligar para 0800 726 01 01. A segunda é pelo site da Caixa e a terceira é pelo aplicativo.

Ao acessar o site, será necessário informar o número do NIS (Pis/Pasep). Ele pode ser consultado tanto na carteira de trabalho, quanto em algum extrato antigo que contenha o número. Também será necessário usar a senha cadastrada por você ou a Senha Cidadão.

Caso você não se lembre das senhas, poderá pedir a recuperação, mas para isso precisa informar o NIS. Baixe o aplicativo do FGTS para celulares Android ou iOS (da Apple).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp