Prova de vida no INSS pode ser adiada novamente

Devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida no INSS pode ser adiada mais uma vez. Entenda como pode funcionar.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Existe a possibilidade da prova de vida no INSS ser mais uma vez adiada devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus.

A exigência do exame voltaria a partir de janeiro de 2020. No entanto, diante da atual situação da crise sanitária no país, isso não deve acontecer.

Apesar de o processo envolver somente o recadastramento da senha na rede bancária, o temor é de que o retorno da prova de vida leve muitos beneficiários às agências do INSS.

O aumento da procura pelos postos poderia acarretar transtornos no atendimento aos segurados, que já funciona com limitações já que os servidores que fazem parte dos grupos de risco estão exercendo atividades em home office.

Quando foi o último adiamento da prova de vida do INSS?

No último adiamento, anunciado em novembro do ano passado, a previsão era suspender os benefícios novamente após a competência de janeiro de 2021. 

Entretanto, os grandes índices de ocupação dos leitos dos hospitais por pacientes contaminados pelo novo coronavírus devem obrigar o órgão a mudar o plano inicial. 

De acordo com apuração da Folha de São Paulo, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, tem levantado a hipótese de um novo adiamento com superintendentes regionais do instituto.

“A chance de precisar adiar é de 90%”, disse um funcionário que participa das discussões. 

Questionado sobre a possibilidade de adiamento, o INSS informou que o assunto está em pauta e sendo analisado pelas suas áreas técnicas.

“O assunto está sendo analisado pelas áreas técnicas desta autarquia e detalhes sobre a prova de vida serão divulgados oportunamente”, informou o órgão na última quinta-feira, 7.

A São Paulo Previdência (SPPrev) informou para aposentados do funcionalismo estadual paulista, também na última quinta, 7, a exigência da prova de vida continua suspensa.

Esta matéria foi útil? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp