Segurados têm até dezembro para realizar a prova de vida do INSS; entenda o calendário

Prazos para realizar a prova de vida do INSS vão até dezembro de 2021. Mais de 7,3 milhões de beneficiários devem atualizar o cadastro.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Mais de 7,3 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não atualizaram o cadastro e tem até dezembro para fazer a prova de vida em 2021. Quem descumprir a exigência corre o risco de ter o pagamento de benefícios suspenso.

Como o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou a suspensão da prova de vida, aprovada pelo Congresso, os beneficiários INSS precisam ficar atentos ao calendário. Com informações da Agência Brasil, listamos os prazos a seguir, além de outras informações importantes para o leitor. Acompanhe.

Prova de vida em 2021: segurados têm até dezembro para realizá-la

Os prazos variam de acordo com o mês que a prova de vida deveria ter sido feita no ano passado. Ou seja, quem deveria ter feito a prova de vida em setembro ou outubro de 2020, deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro de 2021.

Já quem deveria ter realizado a prova de vida em novembro e dezembro do ano passado, deverá fazê-la em outubro deste ano. No entanto, o segurado não precisa esperar até o mês em que o prazo dele expira para realizar o procedimento.

O segurado que não realizar a prova de vida não terá o benefício cancelado imediatamente, visto que antes disso há outras etapas, como bloqueio e suspensão do pagamento. Durante o mês de setembro, o segurado que teve o benefício bloqueado em junho entra na fase de suspensão. Se ainda assim não atualizar os dados na segunda etapa, o benefício será cancelado.

O mês de renovação da prova de vida é estabelecido pelo banco que pega o benefício. Entretanto, o critério varia de acordo com cada instituição. Veja:

  • Caixa: o vencimento ocorre em até um ano após a última prova de vida realizada;
  • Banco do Brasil: a prova de vida é realizada no mês de aniversário do beneficiário;
  • Bradesco: o vencimento da prova de vida se dá no mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento;
  • Itaú Unibanco: o vencimento acontece quando completado um ano após a realização do último procedimento;
  • Santander: o vencimento acontece anualmente com base na data da concessão do benefício.

De acordo com o INSS, desde 2020, mesmo no período em que a prova de vida deixou de ser obrigatória por conta da pandemia de COVID-19, quase 30 milhões de beneficiários realizaram o procedimento.

Quem teve o benefício bloqueado pode reativar; entenda

Segurados que já tiveram seus benefícios bloqueados ou suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Os benefícios cancelados também podem ser reativados. Porém, nesse caso, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação do benefício.

O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download no Google Play e na App Store. Para isso, após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, procure na lupa pela função “Reativar Benefício”.

O recadastramento é feito no banco onde o pensionista ou aposentado recebe o benefício (pelo caixa eletrônico, no guichê de atendimento e em alguns casos até pelo internet banking).

Grupos podem realizar o recadastramento em domicílio

Segurados a partir de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção e maiores de 80 anos podem realizar o recadastramento em domicílio. O próprio beneficiário ou um familiar pode agendar uma visita de um funcionário do órgão pela central 135 ou pelo Meu INSS.

Os segurados que possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Detran podem realizar a prova de vida digital por meio do Meu INSS.

Quer continuar acompanhando notícias como essa, sobre prazos para realizar da prova de vida do INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp