Prorrogada tarifa zero para importação de itens contra Covid-19

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou a tarifa zero para importação de itens contra Covid-19 até 30 de junho de 2021. Entenda.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, prorrogou a tarifa zero para importação de itens contra Covid-19 até 30 de junho de 2021. 

A resolução de março deste ano, que reduziu a zero a alíquota do Imposto de Importação de remédios e insumos considerados essenciais para o enfrentamento da pandemia, terminaria no dia 31 de dezembro de 2020.

A listagem de produtos isentos foi ampliada para 298, abrangendo, além de medicamentos e insumos, testes para a detecção do vírus e as vacinas. Inicialmente, ela era maior.

A decisão foi publicada na última terça-feira, 29, no Diário Oficial da União (DOU). A Resolução Gecex 133/2020 discriminou quais artigos ficarão de fora da prorrogação do benefício, como álcool volume 70%, luvas de malha de proteção e viseiras de segurança.

Segundo o governo, o objetivo da medida é aumentar a oferta de medicamentos e insumos para produção nacional de bens destinados a combater a pandemia e, consequentemente, ampliar a disponibilidade para o sistema de saúde brasileiro.

Com informações da Exame.

Tarifa zero para importação de itens contra Covid-19: entenda como a chegada da vacina impacta a economia

No dia 16 de dezembro, o Ministério da Economia divulgou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, que prevê o início da operação para fevereiro de 2021.

Setores como o de comércio e o de serviços, que mais sofreram com as medidas de distanciamento social, veem na vacina “uma luz no fim do túnel” para a retomada da economia.

No entanto, a politização do tema gera instabilidade, o que acaba por afetar o mercado. Segundo o CEO da Vallus Capital, Caio Mastrodomenico, o cenário político oscilante tem reflexo direto na economia. Isso porque é a política quem desenha o caminho que a economia tomará.

Aproveite e leia também: “Celulares registram certificado de vacinação contra Covid-19”.

Quer acompanhar as notícias sobre a prorrogação da tarifa zero para importação de itens contra Covid-19? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp