Proposta da Câmara avalia criar salário mínimo mensal de R$ 1.100 para desempregados

Para que desempregados tenham direito de receber um salário mínimo mensal durante 12 meses, deverão fazer cursos de capacitação profissional.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Projeto de Lei (PL) 10221/21 institui o Fundo Permanente de Geração de Emprego e Renda (Fupeger) e cria o Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Mínima (Pronagem), para garantir, durante 12 meses e mediante algumas exigências, um salário mínimo mensal aos desempregados.

A proposta ainda está em análise na Câmara dos Deputados e avalia, por intermédio de lei complementar, a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). 

“É o caminho mais sensato para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e a desigualdade social”, diz o deputado e autor do projeto, Wilson Santiago (PTB-PB).

De acordo com o texto, o fundo contábil, de natureza financeira, será associado ao Ministério da Economia e condicionado, por meio de recursos provenientes do Orçamento da União, da arrecadação com o IGF e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Após a aprovação da futura lei, o Poder Executivo deverá regulamentá-la em até 60 dias.

Como funcionará o salário mínimo mensal para desempregados?

Todo cidadão brasileiro comprovadamente desempregado terá direito ao benefício de um salário mínimo mensal (hoje em R$ 1.100), mesmo se tiver recebido seguro desemprego. Desde que continue sem trabalhar, terá direito a diferença entre os benefícios.

O programa permitirá que os cidadãos desempregados permaneçam no programa por um período máximo de 12 meses. Após isso, o desligamento será automático.

Em compensação, o beneficiário do Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Mínima deverá se inscrever em um curso de capacitação e formação profissional durante o período de recebimento do benefício.

Estes cursos serão oferecidos por escolas técnicas estaduais e institutos federais, por meio de convênios com a União.

Tramitação do projeto

O projeto tramita em caráter conclusivo e será averiguado pelas comissões de Administração e Serviço Público, de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação, de Cidadania e de Trabalho.

Este conteúdo foi útil? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Lidialiny Brito

    E esses cursos serão presencial ou online???

  2. Elenice Ferreira

    Olá já estou desempregada desde o começo da pandemia , gostaria de saber como faço pra me escrever e onde faz esse curso.

  3. Luana nunes

    Tenho 19 anos Estou desempregada faz um ano não moro com meus pais

  4. Gilson Ricardo

    SIM FOI UTIL A INFORMACAO EU TOU DESEMPREGADO JA ALGUM TEMPO E QUAIS SERIA ESSES CURSOS PROFISSIONALIZANTES. E QUANDO COMEÇARA ESSES CURSOS .

    COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR

  5. Rosivam tupinambá

    Aprovar as 30 horas semanais + um salário Diguinho para profissionais de saúde que trabalham exaustivamente ninguém quer né..

  6. Edinaldo Antônio

    aí sim vai se muito bom tem muita gente que tá precisando tá muito difícil e eu só um chefe de família Passo muito aperto esse beneficio vai ajuda muito vai ajuda muito gente

  7. Pamella

    Tomara que o projeto seja aprovado já estou ansiosa para voltar a estudar.

  8. Aucijane Rosendo

    Preciso muito ganhar , pois estou desempregada , só Deus sabe o q venho passando.N tenho nenhuma renda no momento ????

  9. Edinaldo Antônio

    sim vai se muito bom ter esi benefissio vai ajuda muito eu também estou dezenpregado

  10. Nao interessa

    Brasil e uma piada! Tem gente que sofre pra ganhar isso e tem gente q ia ganhar e ficar dormindo em casa.

  11. Arnaldo Silvério

    Oi a minha pergunta é,?
    Eu sou trabalhador autônomo!
    E goria de saber se também tenho o direito?

  12. Rosilene da

    Estou precisando muito pois estou grávida e desempregada.

  13. Marcelino costa

    Sou cabeleireiro e não tenho uma renda fixa está muito difícil para conseguir um dinheiro gostaria de entrar nesse projeto mas sou cadastrado com um meio e não tenho condições de pagar um meio

  14. jose ricardo

    Bom dia! Gostei da matéria já me interessou, mais eu vou aguardar OK! Um abraço.

  15. Wellington Manaca

    É sem dúvida um grande projeto mais ele abrangerá a todos os públicos desempregados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp