Programa de reestruturação do BB será revisto por pressão de Bolsonaro

O programa de reestruturação do BB prevê desligamentos voluntários e fechamentos de agências. Ele deverá ser revisto após atritos com Bolsonaro.

Escrito por Fabíola Thibes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


programa de reestruturação do BB pode sofrer revisão por pressão do presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa serve para tentar impedir a demissão do presidente do Banco do Brasil, André Brandão.

A instituição bancária anunciou no início da semana o programa de reestruturação, que incluía demissão voluntária de aproximadamente 5 mil funcionários e o fechamento de 361 unidades pelo país. Depois do anúncio, Bolsonaro não gostou da decisão e ameaçou demitir Brandão na última quarta-feira, 14.

O presidente do BB está sendo defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele tenta evitar o desligamento em conjunto com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Alternativas sobre o programa de reestruturação do BB

Os possíveis ajustes no programa de reestruturação do BB requerem compensação por cortes de despesas em outras áreas. Além disso, o mercado percebe tal interferência como interferência política grave.

Ainda assim, Bolsonaro não gostou do anúncio feito na última segunda-feira, 11. Uma fonte ouvida pela Folha de S. Paulo indicou que há possibilidade de negociação de uma alternativa para arrefecer os ânimos.

A ideia seria chegar a um meio-termo, mas com a manutenção da essência de ajuste do banco. Para a fonte, o plano de demissão não deve ser alterado, porque o desligamento seria voluntário.

Isso porque as demissões atingiriam os trabalhadores já perto da aposentadoria. Ainda assim, as indenizações chegariam a R$ 450 mil por funcionário, sem contar outros direitos.

Por outro lado, o fechamento das agências seria um ponto mais flexível do programa de reestruturação do BB. Nesse caso, os postos incluídos no enxugamento seriam revistos, assim como outras medidas para reduzir despesas.

Percepção interna

Fontes internas do Banco do Brasil acreditam que o programa de reestruturação é criterioso. Ele visa ao não prejuízo dos correntistas, mas segue o movimento de mercado.

Assim, as estruturas físicas diminuem e o foco passa a ser os canais digitas. Dessa forma, os correspondentes bancários permanecem, apesar dos menores custos com estrutura.

Além disso, a realização de grande parte dos serviços essenciais, como depósitos, saques, pagamentos e retiradas de extratos, continuará.

Interferência política no programa de reestruturação do BB

A interferência de Bolsonaro é vista com maus olhos no Banco do Brasil. Isso porque o banco é misto, ou seja, tem capital público, mas também privado.

O banco também negocia ações na bolsa de valores e precisa comprovar rendimento aos acionistas, bem como um nível de eficiência alto, semelhante a outras instituições financeiras do mercado.

O presidente do BB, André Brandão, trabalha em São Paulo desde o anúncio do programa de reestruturação. Ele diz que deixa a decisão sobre a permanência para Bolsonaro e Paulo Guedes.

Segundo fontes ouvidas pela Folha de S. Paulo, Brandão também afirma que sabe que o momento da decisão foi ruim. Afinal, interfere nas negociações para a eleição dos presidentes do Senado e da Câmara.

De toda forma, o ministro da Economia foi avisado antes da divulgação do programa de reestruturação havia concordado com a iniciativa.

Se você gostou da notícia e quer continuar acompanhando seus desdobramentos, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp