A procura pelo crédito com garantia de imóvel, intitulado home equity, teve um aumento de 390% entre janeiro e novembro de 2020.
O dado tem como base os 8 meses de atuação da fintech de crédito digital especializada em home equity, Pontte.
Continua após a publicidade
A empresa também foi responsável pelo levantamento realizado ano passado.
Crédito com garantia de imóvel dispara em 2020
Considerando apenas o mês de novembro, 89% dos clientes que foram em busca de crédito eram pessoas físicas. Pessoas jurídicas representavam os 11% restantes.
O valor médio das solicitações de empréstimos foi de R$ 554 mil no ano, segundo a fintech.
No total, foram 8,2 bilhões de pedidos de crédito somente em 2020, enquanto em todo ano de 2019 o número total de solicitações foi de 1,7 bilhão.
Como o home equity funciona?
O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito prevista na Lei Nº 9.514.
Como o próprio nome dá a entender, ele aceita um bem como promessa de pagamento para viabilizar a concessão do crédito solicitado.
Entre as vantagens dessa modalidade de empréstimo estão as taxas de juros mais baixas, o maior número de parcelas, a concessão de valores mais altos e a ausência de destinação fixa para o dinheiro emprestado.
Entretanto, ela também apresenta algumas desvantagens, como a necessidade de comprovação de renda, a restrição de uma operação por imóvel e a impossibilidade de utilizar o FGTS para abater ou quitar as parcelas.
Já o processo de contratação tem 4 etapas: simulação do empréstimo, envio dos documentos para análise, avaliação do imóvel e aprovação de crédito e, por fim, a resolução de trâmites jurídicos.
Para mais detalhes, acesse nosso artigo sobre empréstimo com garantia de imóvel.
Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.
Continua após a Publicidade