Desde a manhã da última segunda-feira, 7, usuários têm relatado problemas no Caixa Tem ao tentarem movimentar contas digitais.
O problema foi confirmado pela Caixa, que apontou a falha de um dos servidores da IBM como origem do erro.
Servidor da IBM tem falha e causa problemas no Caixa Tem
Enquanto os usuários já encontravam uma mensagem de espera virtual no aplicativo, a IBM comunicou o problema pela primeira vez pouco antes das 10 horas da manhã.
Parte do serviço de armazenamento em nuvem da empresa de tecnologia ficou indisponível.
A IBM relatou que houve uma falha relacionada a resfriamento no prédio que hospeda a central de dados em São Paulo.
Em relação a resolução do problema, a empresa prometeu empenho em saná-lo ainda pela manhã. No entanto, a solução só foi anunciada à noite.
“O problema de resfriamento que afeta o data center da IBM Cloud em São Paulo foi resolvido, a temperatura se estabilizou, a conectividade da rede foi restaurada e as equipes técnicas da IBM estão trabalhando a toda velocidade para restaurar todos os serviços o mais rápido possível”, publicou o perfil da IBM Cloud no Twitter.
Ainda assim, os problemas persistem.
A indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem deve continuar até que os serviços da empresa de tecnologia sejam totalmente reestabelecidos.
Problemas no Caixa Tem são comuns
Desde o lançamento, em abril deste ano, o aplicativo da Caixa, já teve diversos relatos de problemas por parte dos usuários.
A plataforma é utilizada para o pagamento do auxílio emergencial, do abono do PIS, do FGTS emergencial e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
Além disso, o aplicativo permite compras online por meio do cartão de débito virtual e compras no comércio em geral, pelo QR Code gerado por meio da máquina de cartão do estabelecimento.
Em relação ao recebimento do benefício, o valor primeiro é creditado no Caixa Tem e posteriormente é liberado para saque.
Como retirar o dinheiro do Caixa Tem antes da data?
Veja, a seguir, 3 maneiras de retirar o dinheiro do auxílio emergencial do Caixa Tem antes da data de liberação do saque.
1- Depósito em conta digital
O trabalhador pode retirar o saldo da poupança gerando um boleto de depósito. Para emiti-lo, basta ter uma conta em bancos digitais como Nubank e PicPay.
Após a emissão, basta pagar o boleto pelo app Caixa Tem.
O processo de transferência e depósito do dinheiro é realizado em até 2 dias úteis.
Além disso, o valor máximo permitido para pagamento é de R$ 600.
2- Transferência via cartão de débito virtual
Outra opção para sacar o dinheiro antecipadamente é por meio do app Guiabolso.
Nele, o trabalhador pode criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem.
Essa função está disponível na Caixa (cartão virtual), Bradesco, Banco do Brasil, C6 Bank, Banco Inter, Sicredi e Santander.
3- Compras usando o cartão de débito virtual
Também é possível movimentar o saldo da conta digital é por meio do cartão de débito virtual do app Caixa Tem.
O trabalhador tem a opção de fazer compras com o app. Com isso, o pagamento pode ocorrer por meio de um QR Code gerado na máquina de cartão do próprio estabelecimento.
Essa alternativa também está disponível para compras on-line.
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