Câmara aprova projeto e abre espaço para privatização da Eletrobrás; texto segue para Senado

De acordo com relatoria, processo deve utilizar capitalização. Além da Eletrobrás, os Correios também estão na mira da privatização.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Câmara dos Deputados deu o pontapé para a privatização da Eletrobrás nesta quinta-feira, 20, com a aprovação da Medida Provisória 1031/21. A estatal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é responsável pela gerência de 30% da energia de todo o país, além de comandar pesquisas sobre o setor de abastecimento elétrico. A proposta segue agora para apreciação no Senado Federal.

O texto, de autoria da Presidência da República, foi enviado à Casa baixa em fevereiro deste ano. A proposta de desestatização é similar ao Projeto de Lei  5877/19, enviado para os parlamentares em 2019: a União, apesar de não ser mais a responsável pela empresa, entra em uma categoria especial de sociedade, a chamada golden share. Com isso, fica permitido o poder de veto.

O restante das ações serão vendidas no modelo de capitalização, com venda de ordinárias na Bolsa de Valores brasileira, a B3.

O funcionamento proposto, de acordo com o texto do relator, o deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA), diminui a possibilidade que um grupo de acionistas controle mais de 10% do capital votante da Eletrobras. Atualmente, o Governo é dono de mais de 50% das ações da Companhia.

Após Eletrobrás, outras estatais podem seguir processo parecido para privatização 

Na análise da relatoria, o processo adotado na Eletrobrás abre caminho para a privatização de outras estatais brasileiras. Atualmente, o país conta com 46 companhias públicas. A meta da gestão Bolsonaro é reduzir a quantidade para 33 até o final do mandato. 

Os Correios está na fila para privatização, e a expectativa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é pautar a desestatização da agência até o meio do ano. 

Quer continuar acompanhando as notícias como essa? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push para se manter sempre atualizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp