Pré-selecionados do FIES têm até hoje para completar cadastro; entenda

Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo para os pré-selecionados do FIES concluírem a inscrição e concorrerem a uma das vagas oferecidas.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo para os pré-selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do segundo semestre de 2021 completarem as informações da inscrição. Na última quarta-feira, 4, foi divulgada a relação dos candidatos pré-selecionados em chamada única. A listagem está disponível no portal do FIES.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção garante apenas a chance de conseguir uma das 93 mil vagas, visto que a contratação do financiamento depende das demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Estudantes foram incluídos na lista de espera

Os estudantes que não estão na lista dos pré-selecionados foram automaticamente incluídos na lista de espera de acordo com a classificação de cada um. Levando em conta que não haverá uma nova classificação, após a publicação do resultado da chamada única, os candidatos que estão na lista de espera deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção.

Nesse caso, os estudantes terão o prazo de três dias úteis para concluir o cadastro, contados a partir do dia seguinte ao da divulgação da pré-seleção no sistema. Para a lista de espera, o prazo se encerra em 31 de agosto.

Pré-requisito para concorrer a uma das vagas

O FIES para 2021 está ofertando 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre, 69 mil vagas estão distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso haja vagas remanescentes não ocupadas na chamada única, o Ministério da Educação poderá fazer uma nova seleção.

Para ter acesso ao fundo, é preciso se enquadrar em alguns requisitos. São eles:

  • Ter participado de uma das edições extras do ENEM, a partir de 2010;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Ter renda mensal bruta per capita de no máximo três salários mínimos.

Sobe o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que tem o intuito de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas parceiras do programa.

Quer continuar acompanhando notícias sobre pré-selecionados do FIES? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp