Pré-selecionados do FIES têm até hoje para completar cadastro; entenda

Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo para os pré-selecionados do FIES concluírem a inscrição e concorrerem a uma das vagas oferecidas.

Isabella Proença
Isabella Proença

Termina nesta sexta-feira, 6, o prazo para os pré-selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do segundo semestre de 2021 completarem as informações da inscrição. Na última quarta-feira, 4, foi divulgada a relação dos candidatos pré-selecionados em chamada única. A listagem está disponível no portal do FIES.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção garante apenas a chance de conseguir uma das 93 mil vagas, visto que a contratação do financiamento depende das demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Continua após a publicidade

Estudantes foram incluídos na lista de espera

Os estudantes que não estão na lista dos pré-selecionados foram automaticamente incluídos na lista de espera de acordo com a classificação de cada um. Levando em conta que não haverá uma nova classificação, após a publicação do resultado da chamada única, os candidatos que estão na lista de espera deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção.

Nesse caso, os estudantes terão o prazo de três dias úteis para concluir o cadastro, contados a partir do dia seguinte ao da divulgação da pré-seleção no sistema. Para a lista de espera, o prazo se encerra em 31 de agosto.

Pré-requisito para concorrer a uma das vagas

O FIES para 2021 está ofertando 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre, 69 mil vagas estão distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso haja vagas remanescentes não ocupadas na chamada única, o Ministério da Educação poderá fazer uma nova seleção.

Para ter acesso ao fundo, é preciso se enquadrar em alguns requisitos. São eles:

  • Ter participado de uma das edições extras do ENEM, a partir de 2010;
  • Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Ter renda mensal bruta per capita de no máximo três salários mínimos.

Sobe o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que tem o intuito de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas parceiras do programa.

Quer continuar acompanhando notícias sobre pré-selecionados do FIES? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.