Prazo para sacar o PIS/Pasep 2020/2021 é de até cinco anos; entenda

Veja como sacar o PIS/Pasep fora do calendário anual de pagamento. É possível retirar o benefício até 5 anos após a data limite.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O prazo para sacar o PIS/Pasep 2020/2021 (referente ao ano-base 2019) acabou na última quarta-feira, 30. No entanto, a retirada do dinheiro pelo trabalhador ainda pode ser feita em até cinco anos após o encerramento do cronograma de pagamento. É o que diz a Resolução 838 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada em 2019.

Veja como sacar o PIS/Pasep fora do calendário anual de pagamento

Segundo o Banco do Brasil (BB), quem não fez o saque do abono salarial dentro do calendário anual de pagamento deverá solicitá-lo ao Ministério da Economia por meio do “Alô Trabalhador”, no telefone 158. A Caixa Econômica Federal (CEF) ainda não informou o procedimento a adotar, mas possui um telefone para atendimento sobre o assunto, o 0800-726-0207.

O abono é pago pela Caixa aos trabalhadores da iniciativa privada, com direito ao PIS, e pelo BB aos militares, aos servidores e aos empregados de empresas públicas, que fazem jus ao Pasep.

Confira quem tem direito ao abono salarial

Tem direito ao abono salarial o trabalhador que recebeu até dois salários mínimos no ano-base, está há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e trabalhou por pelo menos 30 dias com registro formal no ano de referência.

Além disso, é preciso que os dados do trabalhador estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 e/ou 2019.

O valor do benefício varia conforme o número de meses trabalhados, atingindo o máximo de um salário mínimo (R$ 1.100) para quem trabalhou durante os 12 meses do ano. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, tem direito a R$ 92 de abono.

Aproveite e leia também: “Qual é a melhor forma de utilizar o saque do PIS/Pasep? Conheça 6 dicas”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o saque do PIS/Pasep? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. REINALDO FERREIRA

    SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO! SOU AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR! MEU SALÁRIO NUNCA CHEGOU A 2 SALÁRIOS MINÍMOS, PORTANTO RECEBI O ABONO ATÉ O ANO PASSADO(30 DE AGOSTO). MAS ESTE ANO NÃO RECEBI. MINHA DATA DE NASCIMENTO É DE 27/04/1970. FUI NO BANCO DO BRASIL, MAS O FUNCIONÁRIO DISSE QUE PODERIA SER ADIADO.O QUE FAÇO?

  2. Paulo Ribeiro

    Eu tenho direito de receber pis Pasep?

  3. Altair de

    Oi então era pra eu ter pego na quarta feira e ainda não peguei gostaria de saber pq

  4. Paulo

    Eu nunca recebi o PIS queria saber qual o motivo

  5. Adriana Pereira

    Eu não recebi o PIS desse ano e trabalhei os 12 meses ano passado porque eu não recebi.

  6. Edivaldo Joaquim

    Ainda não peguei os de22020

  7. Manuel silvano

    Não Saquei meu PIS trabalhei 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp