Descontada a inflação, poupança tem perda de quase 2% em 12 meses

A poupança tem perda de quase 2% na janela de 12 meses terminados em novembro. Esse é o terceiro mês seguido sem ganho real descontado a inflação.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Descontada a inflação, a poupança tem perda de quase 2% na janela de 12 meses terminados em novembro. O levantamento é da provedora de informações financeiras Economatica, com base nos resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês passado.

Esse é o terceiro mês seguido que a caderneta de poupança termina o período de 12 meses sem ganho real, em cenário de aceleração da inflação. Em outubro, as perdas foram de 1,40% e, em setembro, de 0,46%.

Com informações do G1.

Em novembro, IPCA tem alta de 0,89%

Na última terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do IPCA de novembro, com uma alta de 0,89% para o mês e maior alta neste período em 5 anos.

De acordo com a Economatica, a perda de quase 2% da poupança em novembro bate o recorde negativo do mês anterior, que era o pior resultado para a poupança no acumulado em 12 meses desde fevereiro de 2016, quando a rentabilidade ficou negativa em 1,95%.

Perda da rentabilidade da poupança tem relação ao novo patamar da Selic

A perda de rentabilidade da poupança está diretamente relacionada ao novo patamar da taxa de juros. Com a Selic em 2% ao ano, mínima histórica do índice, tanto a poupança como outros investimentos de renda fixa tiveram ganhos achatados.

Pelas regras atuais, a poupança tem um rendimento correspondente a 70% da taxa básica de juros. Logo, passou a render 1,4% ao ano ou 0,12% ao mês. 

Já a inflação acelerou nos últimos meses. O último boletim Focus, do Banco Central, revisou a expectativa do IPCA de 3,54% para 4,21% neste ano.

Em 2019, a poupança já tinha ficado sem ganho real, com perda de 0,05% quando descontado o IPCA. A última vez que isso ocorreu foi em 2015.

A chamada “velha poupança”, que são os depósitos feitos na poupança até maio de 2012, continua rendendo 6,17% ao ano, mais que o triplo da Selic. 

Gostou deste post? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba todas as novidades em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp