PIX pode parar por falta de verba? Entenda

Para especialistas do setor bancário, a especulação de que o PIX pode parar devido a problemas no orçamento é algo remoto. Entenda o cenário atual.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para não estourar o teto de gastos, o governo tem revisado o orçamento de diversos setores. E, segundo a colunista Miriam Leitão, do jornal O Globo, o PIX pode parar por falta de verba.

Isso porque quem faz todo o processamento do PIX é o próprio Banco Central (BC), ao contrário de outras formas de pagamento, como o DOC e TED, que são feitos pelos sistemas dos bancos.

“O orçamento corta todo o dinheiro da área de tecnologia do BC. Está zerado. Se não for reconstituída esta despesa, não há como rodar o PIX. Este novo sistema de pagamento que impulsionou as transações em tempo real no Brasil vai ter que parar”, afirmou a colunista.

Com informações da Exame e Cointelegraph.

PIX pode parar? Para especialistas do setor bancário, possibilidade é remota

Para os especialistas do setor bancário ouvidos pelo Cointelegraph, a possibilidade de uma paralisação do PIX por falta de orçamento é remota. Como o grande projeto do BC, ele faz parte da agenda de inovação da instituição, justificando, assim, um remanejamento de recursos.

Além disso, o PIX não é 100% gratuito para os bancos, visto que eles pagam uma taxa de R$ 0,01 a cada 10 transações realizadas. Essa taxa tem como intuito cobrir os custos operacionais do sistema.

“O PIX já responde por mais de 60% de todas as transações feitas pelos brasileiros. O BC já estudou a emissão de uma CBDC para o país em busca de digitalizar o dinheiro para reduzir o custo deste ecossistema da moeda. Portanto, uma possível paralisação no PIX por falta de verba está completamente descartada. Isso não passa de especulação de quem não conhece de orçamento público e, muito menos do PIX, que já possui grande parte de seu custo subsidiado pelos iniciadores de pagamento”, disse ao Cointelegraph uma fonte do BC que pediu para não ser revelada.

Aproveite e leia também: “Fintech é a primeira a possibilitar envio de PIX por WhatsApp no Brasil”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp