Prazo para empregador pagar primeira parcela suspensa do FGTS termina hoje

A parcela suspensa do FGTS foi uma medida adotada para ajudar as empresas durante a segunda onda da pandemia. No entanto, deve ser paga até o dia de hoje.

Isabella Proença
Isabella Proença

Aproximadamente 100 mil empregadores que aderiram à suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre os meses de maio e agosto, têm até esta segunfa-feira, 6, para quitar a primeira parcela suspensa do FGTS. Os recolhimentos suspensos foram parcelados até dezembro de 2021.

O adiamento, implementado pela Medida Provisória 1.046/21, previa a suspensão do pagamento das contribuições ao FGTS por 4 meses.

Continua após a publicidade

A medida foi adotada para ajudar as empresas afetadas pela segunda onda da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e, de acordo com a Caixa Econômica Federal, contribuiu para a manutenção de cerca de 7 milhões de empregos.

Como consultar o valor da parcela suspensa do FGTS?

A consulta aos valores devidos e a emissão das guias de pagamento pode ser feitas por meio da plataforma Conectividade Social, da Caixa.

De acordo com informações concedidas pela instituição, nos últimos 4 meses, R$ 5,9 bilhões deixaram de ser recolhidos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo as regras estabelecidas, o empregador que não estiver rigorosamente em dia com o fundo, não poderá emitir o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

Além disso, nos casos em que o recolhimento acontecer após a data de vencimento, haverá incidência de juros e demais encargos.

Para que isso seja evitado, a Caixa recomenda que os empregadores acessem o site do banco antecipadamente e obtenham todas as informações necessárias.

A instituição disponibiliza uma página exclusiva sobre o FGTS para empregadores. Para acessá-la, clique aqui.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o banco por meio dos seguintes telefones: 0800 726 0207 (atendimento); 0800 725 7474 (ouvidoria); e 0800 726 2492 (para deficientes auditivos).

Quer continuar acompanhando notícias como essa, sobre o prazo do pagamento da parcela suspensa do FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.