Pagamento do DAE poderá ser realizado por meio do PIX

O pagamento do DAE, guia de contribuição referente aos empregados domésticos, poderá ser quitada no PIX. Objetivo é seguir popularizando a plataforma do BC.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

A partir de agora, os empregadores domésticos poderão realizar o pagamento da Guia de Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE) por meio do PIX.

Com isso, o documento poderá ser pago a qualquer dia da semana ou horário, por meio de qualquer banco que tenha chave habilitada do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. 

Continua após a publicidade

O empregador que realizar o pagamento do DAE com PIX poderá contar com a identificação do crédito no mesmo dia. 

Como vai funcionar o pagamento do DAE pelo PIX?

Para que o pagamento do DAE consiga ser efetivado pelo PIX, o empregador precisará emitir a guia diretamente no site oficial ou no aplicativo do eSocial, disponível para dispositivos móveis Android e iOS.

Ao emitir o documento, será possível acessar o aplicativo da instituição financeira com a chave do PIX cadastrada para realizar o pagamento com o QR Code gerado. 

Com o código em mãos, o usuário não precisará mais de nenhuma ação posteriormente. 

Para a gerente de negócios da Divisão de Soluções de Arrecadação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Franciana Soares, essa é mais uma evolução do sistema de pagamentos. 

“O pagamento será identificado no mesmo dia no eSocial e sistemas que fazem o controle da arrecadação federal. Trata-se de uma grande evolução na gestão da folha de pagamento dos empregados domésticos, uma vez que, até então, o pagamento do DAE somente poderia ser efetuado em dias úteis”, destacou.

Novidades do PIX para 2021

Além do pagamento do DAE, o PIX deve receber outras atualizações e novos recursos para facilitar a vida dos usuários pessoa física e jurídica. 

Recentemente, as entidades competentes já divulgaram que o PIX Cobrança, que poderá ser usado por empreendedores para receberem pagamentos por meio de QR Code, deve começar a funcionar em março

Além disso, o Banco Central espera que no próximo ano também entrem em funcionamento o Saque PIX em lojas autorizadas, e o PIX Garantido

Quer continuar acompanhando as últimas novidades sobre o universo financeiro? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.