Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa hoje

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa de órgãos federais e da Febraban.

Isabella Proença
Isabella Proença

A partir desta segunda-feira, 1º, até o dia 30 de novembro, pessoas físicas endividadas poderão negociar seus débitos no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, pelo Senado e pelo Banco Banco Central, também oferecerá cursos de educação financeira.

Continua após a publicidade

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

Para participar do mutirão, é preciso fazer um cadastro no site consumidor.gov.br. Após concluir o registro, basta escolher a instituição que deseja negociar, explicar o problema e fazer a solicitação. O banco ou financeira o prazo de 10 dias para analisar o pedido e fazer uma proposta.

Dívidas em atraso, sem bens dados em garantia e contraídas em bancos ou financeiras poderão fazer parte do mutirão.

Nesta edição, existe um site específico para o preparo da negociação. No portal mutirao.febraban.org.br, há orientações sobre a elaboração da proposta. Entre as informações, estão:

  • lista das dívidas;
  • quando vale a pena participar do mutirão;
  • parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas.

Além disso, a página também tem um link para o Registrato — sistema do Banco Central que divulga o extrato das informações da pessoa com instituições financeiras, incluindo a lista de dívidas em seu nome — e fornece o Índice de Saúde Financeira (ISF) de cada devedor.

Educação financeira

De acordo com a Febraban, o foco em educação financeira é um dos principais diferenciais desta edição. O objetivo é preparar os consumidores para a negociação e evitar que a falta de conhecimento atrapalhe a negociação com as instituições financeiras, o que reduz o risco de reincidência dos devedores.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.