Saiba como obter até 40% de desconto em multas de trânsito

A partir de um cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), motoristas podem obter descontos em multas de trânsito. Entenda.

Isabella Proença
Isabella Proença

Motoristas podem obter até 40% de desconto em multas de trânsito a partir de um cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Caso o motorista decida não apresentar defesa prévia nem recurso, ele estará reconhecendo o cometimento da infração — segundo os artigos 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) — e o desconto valerá até a data de vencimento da multa.

Continua após a publicidade

O SNE é uma plataforma que pertence ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e está no ar desde 2016. Por meio dela, é possível enviar documentos, notificações e comunicados digitais referentes a infrações de trânsito.

Ao se inscrever no programa, o motorista é comunicado eletronicamente sobre as notificações de autuação e penalidades interestaduais, que estão sob responsabilidade de órgãos de trânsito que utilizam o sistema.

Quem pode receber desconto em multas de trânsito?

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem aderir ao serviço, contanto que sejam proprietárias de veículos. No caso de não possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o usuário tem a opção de se cadastrar no SNE com o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

A inscrição deve ser realizada por meio do site do SNE ou do aplicativo (disponível na App Store e no Google Play).

Após informar todos os dados solicitados, o usuário receberá um e-mail para ativar o cadastro e confirmar a confiabilidade dos dados concedidos.

Órgãos que aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica

O SNE possibilita o pagamento de multas emitidas por alguns órgãos de fiscalização e departamentos estaduais de trânsito. O Detran de São Paulo, por exemplo, não aderiu o sistema.

Para conferir a lista completa de órgãos autuadores que aderiram ao SNE, clique aqui.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Simone feitosa

    O dinheiro do pis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.