Mudança de termos do WhatsApp – Será que vale a pena trocar de aplicativo?

Após a mudança de termos do WhatsApp, entenda se é o momento de trocar de aplicativo de mensagens. Telegram e Signal são apostas de substituição.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Depois da nova mudança de termos no WhatsApp, muitos usuários estão começando a repensar a utilização do aplicativo para a troca de mensagens com outras pessoas. 

Os mais de 2 bilhões de usuários do aplicativo receberam uma nova notificação sobre as mudanças realizadas pela empresa em relação à nova política de privacidade.

O aplicativo avisou que, a partir de agora, é obrigatório o compartilhamento de informações como número de telefone, modelo do aparelho com o Facebook.

Isso levou a um aumento da procura de aplicativos alternativos, como o Telegram e o Signal, que tiveram aumento de downloads. Ao mesmo tempo, a taxa de rejeição e desinstalação do Whatsapp aumentou 7% em todo o mundo. 

Mas, será que realmente vale a pena mudar de aplicativo após as mudança de termos no WhatsApp? 

Com informações da revista Exame.

Sobre a mudança de termos do WhatsApp

Especialistas acreditam que a empresa ainda não foi totalmente clara sobre quais serão as informações verdadeiramente extraídas e compartilhadas com o Facebook. 

E é por isso que é tão fácil gerar dúvidas e confusão mental na cabeça de quem simplesmente utiliza o aplicativo para trocar mensagens e não possui conhecimento técnico.

Basicamente, de acordo com a Exame, a empresa fará uso das informações de metadados. Ou seja, os dados sobre os dados dos usuários. 

Segundo a líder de projetos da Associação de Pesquisa Data Privacy no Brasil, esse processo inclui informações como: 

  • frequência e tempo de uso do WhatsApp;
  • horário de uso do aplicativo;
  • tempo que a pessoa usa o aplicativo;
  • Identificadores do smartphone, como device ID (um identificador único vinculado ao aparelho e que é usado bastante para publicidade digital);
  • consumo da bateria;
  • versão do aplicativo utilizada;
  • idioma;
  • fuso horário em que a pessoa está.
  • entre outros.

Por isso, caso o usuário não se sinta confortável com as novas regras, vale a pena mudar o aplicativo.

Alternativas ao aplicativo

Por fim, existem alternativas no mercado para quem não se sente confortável com o aplicativo de mensagens.. 

Por isso, Signal e o Telegram estão registrando alta de mais de 100% de downloads em todo o mundo, tanto em lojas iOS, como Android. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para continuar recebendo os conteúdos sobre tudo o que acontece no universo financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp