Último dia para movimentar o FGTS emergencial é nesta segunda-feira

Hoje é o último dia para movimentar o valor referente ao saque emergencial do FGTS. Dinheiro que não for movimentado das contas digitais será retornado ao fundo.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Esta segunda-feira, 30, é o último dia para movimentar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) emergencial.

O dinheiro que não for movimentado nas contas digitais retornará ao fundo, podendo ser utilizado apenas nas regras previstas pela lei ou por meio do saque-aniversário.

O valor de R$ 1.045 foi liberado de forma emergencial em razão da pandemia do novo coronavírus. O governo já liberou recurso para uso digital e saques para todos os beneficiários, desde nascidos em janeiro a dezembro.

O dinheiro que não for sacado das contas até 31 de dezembro retornará ao fundo.

Último dia para movimentar o FGTS emergencial

O dinheiro do FGTS emergencial estará disponível até o dia 31 de dezembro para quem tenha realizado qualquer movimentação na conta até esta segunda-feira.

Portanto, quem deseja continuar tendo acesso ao benefício deve movimentar qualquer valor ainda hoje, seja para transferência ou saque. 

Quem deseja ter acesso ao saque emergencial do FGTS deve ter os dados cadastrais atualizados no aplicativo do FGTS (Android/ iOS). Por meio da plataforma, também é possível solicitar abertura de conta digital, por onde o recurso está sendo liberado.

O trabalhador que não indicar que tem interesse em receber o FGTS emergencial até o dia 31 de dezembro terá a grana devolvida à conta vinculada no ano que vem.

Veja o passo a passo para solicitar ou consultar o saque por meio do aplicativo

  1. Acesse o aplicativo e selecione a opção “Cadastre-se”;
  2. Então, é necessário informar CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail e cadastrar uma senha; depois, clique em “Não sou um robô”;
  3. Será enviado um e-mail de confirmação. Clique no link que foi enviado e conclua o cadastro.
  4. Abra novamente o aplicativo informando CPF e senha cadastrada;
  5. Responda as perguntas que aparecerão sobre sua vida profissional;
  6. Leia e aceite as condições de uso do aplicativo; para isso, clique em “Concordar”;
  7. Em seguida, será possível consultar os valores e, se for o caso, resolver as pendências.

Cuidado com os golpes

Mesmo quem não quer ter acesso ao benefício deve ter cuidado com golpes relacionados ao saque do FGTS. Vários trabalhadores têm relatado o sumiço do dinheiro das contas, que tem sido transferido por estelionatários.

Quem perdeu o valor de R$ 1.045, deve ir a uma agência da Caixa com documento oficial com foto. Caso a Caixa confirme o golpe, o dinheiro será devolvido.

Também é recomendado prestar queixa por meio de B.O.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha atualizado sobre tudo que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp