Morar fora do Brasil: o que você precisa saber antes de tentar a vida em outros países

Conhecer idioma, cultura e cuidar do psicológico são passos antes de morar fora do Brasil. Confira dicas para a saída do país ser mais tranquila.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Seja à procura de uma qualidade de vida melhor, ou atraídos por boas oportunidades de emprego, parte da população nacional planeja morar fora do Brasil. De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), até 2014, quatro milhões de brasileiros vivem no exterior. Mas, o que é preciso levar em conta na hora de fazer as malas e mudar de vida?

Especialista em imigração para o Canadá, Sandra Gabrielli aconselha o tentante a fazer uma análise da vida em território brasileiro. “Existem vários fatores que devem ser levados em consideração: a profissão do candidato à imigração, disponibilidade financeira, estilo de vida, clima, idade, escolas para os filhos, custo de vida”, enumera. 

O processo pode ser desgastante — cada país possui regras e legislações específicas para permitir a entrada de imigrantes. Por isso, a pesquisa é essencial. “Se aventurar não é uma opção”, complementa Sandra, integrante da Canadá Intercâmbio. 

Ofertas de emprego mais atraentes estão entre os motivos para retirada brasileira. O jornalista e pesquisador da imigração Rodrigo Lins traz um panorama sobre o mercado de trabalho para quem está em transição para o exterior, em especial, para os Estados Unidos. 

“São carreiras profissionais em nível médio, técnico e superior. Não importa a carreira. Se você tem uma carreira, o Governo americano oferece vistos possíveis para você residir e trabalhar legalmente no país”, coloca Lins. 

O que ter em mente antes de pensar em morar fora do Brasil

O primeiro passo, recomenda o MRE, é estar com a documentação para mudança em mãos. O procedimento muda de acordo com a legislação do país escolhido como destino, e com a situação do brasileiro. É preciso estar informado sobre o que pede cada situação, e procurar a Embaixada ou Consulado do país onde pretende morar. 

“O Consulado informará sobre a necessidade de visto e os procedimentos para obtê-lo, conforme o motivo da viagem”, recomenda o Ministério. (Quer saber todas as localizações das Embaixadas e Consulados no Brasil? Clique aqui!)

Além dos procedimentos burocráticos, outra necessidade é avaliar o estilo de vida no país de destino. Gabrielli traz dicas antes de qualquer iniciativa de transição. Acompanhe: 

1. Se prepare para morar fora do Brasil 

Para conquistar a estabilidade financeira no Canadá, por exemplo, é necessário um ‘pé de meia’ para se manter durante os primeiros meses. Quem chega à procura de trabalho deve ter em mente que o empregador canadense ainda não o conhece. 

2. Pesquise sobre a cultura do país

Não  se atenha só ao aspecto positivo da cultura ou da vida. No caso do Canadá, explica Sandra, sempre haverá coisas que você não vai gostar. É preciso estar preparado.

3. Tenha domínio dos idiomas 

Ter domínio do idioma vai balizar toda sua vida no novo país e facilitar para conquistar os melhores postos de trabalho e, consequentemente, melhores salários.

4. Cuide do emocional

Adaptar-se a um novo ambiente nem sempre é fácil. É preciso estar preparado para fazer a transição. 

Já Lins recomenda fugir de canais ou pessoas que ofereçam caminhos rápidos para imigrar. “Fuja de canais no Youtube, procure serviços especializados. Há muita fantasia circulando na Internet em relação aos Estados Unidos”, aponta. No caso dos Estados Unidos, o ideal é procurar advogados de imigração registrados. É possível conferir a lista dos registrados na Embaixada norte-americana no Brasil (clique aqui). 

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp