Micro e pequenas empresas têm até sexta-feira, 29, para aderir ao Simples

Também podem aderir ao Simples empresas que estavam no Lucro Presumido ou Lucro Real e tiveram queda no faturamento na pandemia. Saiba mais.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


As micro e pequenas empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano têm até a próxima sexta-feira, 29, para aderir ao Simples. A solicitação deve ser feita pelo portal do Simples Nacional. Se o pedido for aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro.

O Simples Nacional é o regime tributário diferenciado, que reúne em um único documento de arrecadação os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos pelas micro e pequenas empresas. 

O recolhimento, que é feito por esse registro único, precisa ser pago até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido obtida a receita bruta.

Com informações da Agência Brasil.

Também podem aderir ao Simples empresas que estavam no Lucro Presumido ou Lucro Real

As empresas que estavam no Lucro Presumido ou Lucro Real e tiveram queda no faturamento por conta da pandemia também podem aderir ao Simples. Para isso, basta cumprir o mesmo prazo.

Excepcionalmente agora, o governo federal não excluiu empresas com débitos tributários em 2020 e empresas optantes que estavam inadimplentes do Simples em 2021.

No momento da opção, sistema responde se empresa possui pendências

No momento da opção pelo Simples, o sistema responde automaticamente se a empresa possui pendências com os fiscos federal, estadual ou municipal.

Para a regularização com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, não é necessário que o contribuinte se dirija a uma unidade da Receita Federal. 

Basta seguir as orientações disponíveis no site da Receita Federal. No caso de pendências com os estados, o Distrito Federal e municípios, o contribuinte deve procurar a Administração Tributária responsável.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre como as empresas podem aderir ao Simples? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para se manter sempre atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp