A partir de 1º de abril, lista de contatos do celular poderá ser integrada ao PIX

Possibilidade de integração da lista de contatos do celular ao PIX deve ser informada aos usuários pelas instituições participantes. Entenda.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A partir de 1º de abril, a lista de contatos do celular poderá ser integrada ao PIX. Segundo o Banco Central (BC), o objetivo é facilitar a identificação de quem cadastrou o número telefônico como chave PIX, simplificando ainda mais o pagamento por esse sistema.

A mudança no regulamento foi anunciada na semana passada pelo BC e publicada nesta segunda-feira, 22, em resolução, no Diário Oficial da União (DOU). 

Com informações da Agência Brasil.

Possibilidade de integração da lista de contatos do celular ao PIX deve ser informada aos usuários pelas instituições participantes

A possibilidade de integração da lista de contatos do celular ao PIX deve ser informada aos usuários pelas instituições participantes. A funcionalidade de verificação de chaves registradas se aplica ao número de telefone celular e ao endereço de e-mail.

De acordo com a resolução, a informação deve ser concedida em tempo hábil para que as pessoas possam solicitar a exclusão da chave PIX se assim desejarem.

Veja as novidades que também passam a valer a partir de abril

Também a partir de abril, os usuários finais poderão solicitar a alteração de informações, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave. 

Isso facilitará o ajuste quando uma pessoa alterar o nome após o casamento, por exemplo, ou quando uma empresa mudar o nome fantasia do estabelecimento.

Será permitido ainda que o usuário final pessoa natural solicite o vínculo de seu nome social à chave PIX.

Por fim, houve mudança no Regulamento do PIX para impedir que as instituições fixem limites no número de transações (envio ou recebimento). 

De acordo com o BC, isso é necessário para garantir condições competitivas equânimes entre os diferentes instrumentos de pagamento.

Aproveite e leia também: “PIX aumenta limites para transferência e pagamentos; veja o que muda”.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp