Empresa de segurança na internet detecta aplicativos falsos do auxílio emergencial na Play Store

A Kasperksky detectou aplicativos falsos do auxílio emergencial, que enviam propagandas não relacionadas aos usuários. Entenda.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


As primeiras parcelas do novo auxílio emergencial 2021 já estão sendo liberadas e é importante que os beneficiários tenham cuidado com golpes online. A empresa de segurança cibernética Kaspersky anunciou nesta terça-feira, 20, que detectou aplicativos falsos do auxílio emergencial na Google Play Store.

Os aplicativos encontrados fornecem consultas ao valor do auxílio, calendários de pagamentos e outros detalhes sobre o benefício. E, embora não peçam nenhum dado pessoal e não tenham ainda caráter malicioso, alguns deles chegam a solicitar o número do PIS.

Os apps falsos exibem propagandas de forma bastante invasiva enquanto utilizados, o que garante pageviews ao criador. Para encorajar o uso dos aplicativos, eles enviam muitas notificações, que são exibidas aproximadamente a cada 10 minutos, solicitando ao usuário que abra o aplicativo. Desta maneira, garantem mais views nas propagandas, muitas delas sem qualquer tipo de relação com o auxílio emergencial.

Aplicativos falsos do auxílio emergencial ainda não são maliciosos

“Existe uma grande possibilidade desses aplicativos se tornarem, eventualmente, maliciosos. Basta apenas uma atualização do desenvolvedor para que o app comece a pedir dados pessoais dos usuários. Dessa forma, os cibercriminosos poderão se abastecer de informações pessoais e financeiras – inclusive, os mesmos que desviaram milhões nos pagamentos do auxílio no ano passado”, explica o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini.

Assolini ressalta ainda que, quando o aplicativo falso é instalado, na maioria das vezes o usuário será direcionado (após a exibição de muita propaganda) para o site da Caixa Econômica Federal.

Apesar de no momento não serem maliciosos, eles colocam a privacidade das informações pessoais dos usuários em risco.

Essa não é a primeira vez que o auxílio emergencial é utilizado como tema por criminosos cibernéticos. Em dezembro do ano passado, uma notícia falsa sobre um possível “Abono Emergencial de Natal” circulou nas redes sociais, levando os internautas a clicarem em links maliciosos, que gerar contratação de serviços premium sem sua aprovação ou, ainda, roubar dados financeiros e pessoais.

Aprenda a se proteger contra crimes cibernéticos

Veja, abaixo, algumas recomendações da Kaspersky para evitar ser vítima de golpes cibernéticos.

  • Sempre suspeite de qualquer link recebido por SMS, mensagens de WhatsApp ou e-mails;
  • Sempre pesquise o endereço do site para onde foi direcionado, e-mail do remetente e endereço do link, a fim de garantir que de fato são genuínos;
  • Investigue se a notícia é realmente verdadeira, acessando o site oficial da empresa ou os perfis nas redes sociais;
  • Se por algum outro motivo desconfiar do App, não insira suas informações pessoais;
  • Use soluções de segurança em tempo real para se proteger de quaisquer tipos de ameaças.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha atualizado sobre notícias que importam para o seu dinheiro diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp