Isenção de ICMS para carros PCD é alterada pelo Governo de SP

A isenção de ICMS para carros PCD sofrerá mudanças a partir de 2021. As mudanças englobam o tipo de deficiência e o tempo de desconto em relação ao imposto.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O governo do estado de São Paulo anunciou no Diário Oficial do Estado no último sábado, 26, algumas mudanças em relação à isenção de ICMS para carros PCD dentro do estado.

De acordo com o decreto nº 65.390/2020, a aquisição de veículos poderá ser realizada apenas para quem conseguir comprovar dificuldade moderada ou grave, desde que comprometa a capacidade de dirigir com segurança. 

A medida segue as novas normas do governo do estado, implementadas inclusive para a cobrança do IPVA 2021 dentro da cidade. 

Entenda as principais mudanças isenção do ICMS para carros PCD

Com as novas mudanças, os motoristas só terão acesso à isenção do ICMS para carros PCD se apresentarem à Secretaria da Fazenda e Planejamento o laudo médico com a classificação da deficiência. 

São aceitas como deficiências para a lei:

  • Paraplegia
  • Paraparesia
  • Monoplegia
  • Monoparesia
  • Nanismo
  • Tetraplegia
  • Tetraparesia
  • Triparesia
  • Hemiplegia
  • Hemiparesia
  • Amputação ou ausência de membro
  • Paralisia cerebral
  • Membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções

Dessa forma, pessoas que possuem grau leve de dificuldade estão excluídas da isenção para o próximo ano. 

Além disso, o prazo para venda ou compra de um novo carro para pessoas com deficiência (PCD) também passou por modificações. 

A partir de agora, o benefício passou de dois para quatro anos, atendendo assim, a deliberação do Confaz. 

Por isso, a solicitação de desconto só poderá ser pedida após o prazo máximo do pedido, contados da data de aquisição do veículo, com ressalvas em caso de perda total ou desaparecimento do automóvel.

Versões para todos os públicos

Outra grande mudança em relação às normas atuais é que as montadoras deverão passar a comercializar automóveis para o público PCD.

Para conferir todas as mudanças realizadas pelo governo de São Paulo, basta clicar aqui

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar recebendo conteúdos sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp