IR 2021: prazo para fazer uma doação termina amanhã (30)

O IR 2021 permite doar até 6% do imposto devido para um projeto social, cultural ou esportivo. O prazo termina na próxima terça-feira, 30.

Escrito por Fabíola Thibes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Quem deseja pagar menos tributos no IR 2021 tem até a próxima quarta-feira, 30 para fazer uma doação. Essa é uma prática permitida pela chamada elisão fiscal para quem preenche o formulário completo.

Ou seja, essa é uma possibilidade que está dentro do que determina a legislação. Conforme a lei brasileira, é possível repassar até 6% do imposto devido para projetos:

  • sociais voltados a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social;
  • promotores da cultura e do esporte.

Apesar de valer para a declaração do Imposto de Renda do ano que vem, a medida já deve ser implementada agora.

Por que vale a pena fazer uma doação no IR 2021?

O dinheiro doado a causas sociais, esportivas ou culturais é importante para manter as iniciativas nas mais diferentes cidades. Além disso, é uma forma de pagar menos.

Isso porque o valor é deduzido no cálculo do próximo ano. Assim, o montante doado retorna ao contribuinte como abatimento de imposto a pagar ou na restituição do IR.

Como destacamos, a medida é válida apenas para a declaração completa. O contribuinte ainda pode doar os 6% caso faça a declaração simplificada, mas não terá benefícios devido a isso.

Como funciona a doação no IR 2021?

Assim como em outros anos, a doação ocorre antecipadamente. O cálculo do tributo a pagar na entrega da declaração já considera o percentual aos projetos sociais.

O próprio contribuinte decide qual iniciativa receberá o dinheiro. No entanto, a instituição deve ter regulamentação do poder público.

Por sua vez, o projeto tem a responsabilidade de emitir um recibo como comprovante da quantia recebida.

No momento da declaração do IR 2021, o contribuinte deve incluir CNPJ ou CPF do beneficiário. A informação deve constar na ficha “Doações efetuadas”.

Outra alternativa é usar plataformas online que conectam contribuintes e projetos sociais. A Abrace uma Causa é um exemplo, em funcionamento há oito anos.

O que é elisão fiscal?

A elisão fiscal é a prática de encontrar possibilidades de pagar menos impostos dentro do que a legislação determina. Portanto, não é um crime, como a evasão fiscal.

No caso da doação no IR 2021, é preciso cumprir as etapas de:

  • destinação de até 6% do imposto;
  • escolha do projeto;
  • verificação de aprovação da iniciativa pelo poder público;
  • descoberta dos dados bancários do beneficiário para transferir o dinheiro;
  • aguardar o recebimento do comprovante.

Apesar da burocracia, a medida vale a pena. Tanto é que as doações via Imposto de Renda pessoa física chegam a cerca de R$ 119 milhões.

Apesar de ser uma quantia significativa, seria possível doar R$ 6,5 bilhões, se todos os brasileiros fizessem a contribuição.

A vantagem de usar uma plataforma especializada é a redução da burocracia em todo esse processo.

Além disso, o contribuinte pode acompanhar os resultados da iniciativa ao longo do ano. Assim, ultrapassa a simples doação para pagar menos tributos no IR 2021.

Se você gostou da possibilidade e quer ver mais informações sobre Imposto de Renda, assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp