IPTU Fortaleza terá três formas de desconto; veja como pagar e confira calendário

Contribuintes que pagarem o IPTU Fortaleza em cota única poderão ter até 8% de desconto no imposto. O valor devido pode ser parcelado em até 11 vezes.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os boletos referentes ao IPTU Fortaleza 2021 já estão sendo enviados pelos Correios e também podem ser acessados por meio do site da Secretaria de Finanças da cidade.

Neste ano não há aumento na base de cálculo, mas o imposto vai ter correção da inflação de 4,23%. Os contribuintes terão acesso a desconto de três formas, pagando em cota única. Também há opção de pagar o imposto em até 11 vezes.

O vencimento da primeira parcela ou cota única é em 5 de fevereiro.

Como funcionam os descontos no IPTU Fortaleza?

A prefeitura de Fortaleza disponibilizou três formas de desconto para os contribuintes que escolherem pagar o tributo em cota única:

  • 8% de desconto para pagamento até 5 de fevereiro
  • 6% de desconto para pagamento até 5 de março
  • 4% de desconto para pagamento até 8 de abril

Também é possível parcelar o valor devido em até 11 parcelas, sendo que a cota deve ter o valor mínimo de R$ 61,71. O vencimento será no 5ª dia útil de cada mês.

O primeiro boleto será enviado à residência dos fortalezenses pelos Correios. Porém, os boletos da 2ª e 3ª cota única e, demais parcelas, deverão ser retirados no site da Secretaria de Finanças (Sefin).

Para ter acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM), basta clicar em “Cota Única”, “Parcela” ou “Carnê” na página da Sefin na internet.

Calendário de pagamentos

DataVencimento
5/2Cota única com desconto de 8% ou 1ª parcela
5/3Cota única com 6% de desconto ou 2ª parcela
8/4Cota única com 4% de desconto ou 3ª parcela
7/54ª parcela
8/65ª parcela
7/76ª parcela
6/87ª parcela
8/98ª parcela
7/109ª parcela
8/1110ª parcela
7/1211ª parcela

Isenções

Ao todo, mais de 179 mil recebem benefícios, principalmente, isenção e imunidade. A maioria, 110 mil, serão isentos pelo valor venal do imóvel (até R$ 75.637,12).

Conforme a prefeitura, a concessão da isenção é condicionada à inexistência de débitos de tributos municipais em nome do beneficiário.

Portanto, caso o contribuinte tenha direito à isenção, mas não tenha sido informado ou não verifique esta informação na consulta no site, poderá solicitar o benefício para o IPTU 2021 até o dia 9 de março deste ano com os documentos que comprovem a situação. 

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro para receber todas as notícias sobre o IPTU 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp