Saiba se 2021 será um bom ano para investir em imóveis

Investir em imóveis em 2021 é o desejo de muitos pelo fato de a Taxa Selic estar em baixa. No entanto, o valores estão começando a subir.

Isabella Proença
Isabella Proença

A taxa básica de juros no menor patamar histórico barateou os financiamentos de imóveis. Mas, será que investir em imóveis em 2021 será um bom negócio?

Em entrevista ao Exame, especialistas opinaram sobre essa questão.

Investir em imóveis em 2021

Os economistas consideram o momento atual favorável para compra, sobretudo para pessoas que desejam financiar o pagamento.

Continua após a publicidade

“Os juros não vão subir no curto prazo, mas no médio prazo devem aumentar. Em nenhuma hipótese devem ser mais baixos do que o nível atual. Este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”, considera o professor do núcleo de real estate da Poli-USP, João da Rocha Lima.

Para o coordenador do índice de preços de imóveis FipeZap, Eduardo Zylberstajn, mesmo que os juros aumentem, os bancos não devem cobrar taxas de financiamentos de dois dígitos.

De acordo com ele, os juros devem ficar em um menor nível, de cerca de 6% a 8% ao ano, pois atualmente os bancos dependem menos de recursos da poupança, o que aumenta a competitividade do crédito imobiliário.

“Hoje os juros cobrados no crédito imobiliário variam entre 6% e 7% ao ano. Se a Selic subir para 3% ou 4% ao ano, as taxas devem variar entre 7% e 8%.” afirma.

Valores devem aumentar

As previsões de alta nos preços dos imóveis reforçam a visão sobre este ser momento ideal para a compra.

O segmento de construção tem apresentado forte pressão de valores dos insumos nos últimos meses. Inclusive, alguns materiais de construção tiveram 60% de aumento.

Esse aumento de custos reflete nos valores dos imóveis, que começaram a aumentar a partir de outubro.

Por fim, no acumulado de 2020, o Índice FipeZap acumulou alta nominal de 3,21%, 1,64% acima dos 2,85% esperados para a inflação.

Confira a análise na íntegra.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.