Saiba se 2021 será um bom ano para investir em imóveis

Investir em imóveis em 2021 é o desejo de muitos pelo fato de a Taxa Selic estar em baixa. No entanto, o valores estão começando a subir.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A taxa básica de juros no menor patamar histórico barateou os financiamentos de imóveis. Mas, será que investir em imóveis em 2021 será um bom negócio?

Em entrevista ao Exame, especialistas opinaram sobre essa questão.

Investir em imóveis em 2021

Os economistas consideram o momento atual favorável para compra, sobretudo para pessoas que desejam financiar o pagamento.

“Os juros não vão subir no curto prazo, mas no médio prazo devem aumentar. Em nenhuma hipótese devem ser mais baixos do que o nível atual. Este é o melhor momento para conseguir um financiamento barato”, considera o professor do núcleo de real estate da Poli-USP, João da Rocha Lima.

Para o coordenador do índice de preços de imóveis FipeZap, Eduardo Zylberstajn, mesmo que os juros aumentem, os bancos não devem cobrar taxas de financiamentos de dois dígitos.

De acordo com ele, os juros devem ficar em um menor nível, de cerca de 6% a 8% ao ano, pois atualmente os bancos dependem menos de recursos da poupança, o que aumenta a competitividade do crédito imobiliário.

“Hoje os juros cobrados no crédito imobiliário variam entre 6% e 7% ao ano. Se a Selic subir para 3% ou 4% ao ano, as taxas devem variar entre 7% e 8%.” afirma.

Valores devem aumentar

As previsões de alta nos preços dos imóveis reforçam a visão sobre este ser momento ideal para a compra.

O segmento de construção tem apresentado forte pressão de valores dos insumos nos últimos meses. Inclusive, alguns materiais de construção tiveram 60% de aumento.

Esse aumento de custos reflete nos valores dos imóveis, que começaram a aumentar a partir de outubro.

Por fim, no acumulado de 2020, o Índice FipeZap acumulou alta nominal de 3,21%, 1,64% acima dos 2,85% esperados para a inflação.

Confira a análise na íntegra.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp