Quer investir em 2021? Confira as dicas para montar uma carteira

Entender quais são os melhores produtos para as metas e objetivos traçados é fundamental para começar a investir em 2021. Confira os primeiros passos.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Para quem deseja começar a investir em 2021, é necessário entender quais são as prioridades para começar a montar uma carteira de produtos financeiros. 

Nesse caso, o ideal é que o investidor consiga escolher quais são os melhores produtos financeiros de acordo com suas metas, objetivos e prazo para fazer uso do dinheiro.

Geralmente, quem busca auxílio e orientação de assessores financeiros sem muita experiência no mercado pode acabar contratando produtos que sejam de interesse para o analista, e não para ele. 

Por isso, o ideal é montar uma estratégia para começar a fazer as aplicações com segurança e investir em 2021 de maneira correta.

Com informações do Valor Investe. 

Investir em 2021 – Por onde começar?

Para começar a investir em 2021, é necessário ter em conta o valor destinado a aplicações que se adequem ao perfil do investidor juntamente aos retornos desejados

Confira abaixo quais são as principais etapas para montar uma carteira de investimentos este ano. 

1. Anote os objetivos

Primeiramente, é preciso ter em mente quais são os objetivos com o dinheiro a ser aplicado.

Segundo a superintendente de educação financeira da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Ana Leoni, ao escrever as metas em um papel, o cérebro já consegue experimentar tal situação. 

Dessa forma, se torna possível priorizar os planos para conseguir investir de acordo com a estratégia a ser desenvolvida. 

2. Tenha um orçamento financeiro

Para separar uma parte do dinheiro do mês para investir em 2021, é necessário que a pessoa tenha um planejamento financeiro e saiba o valor de suas principais contas.

Assim, é possível montar um plano financeiro de acordo com a realidade da pessoa, sem comprometer o orçamento fixo do mês.

De acordo com a educadora financeira e psicanalista Cassa D’Aquino, muitas pessoas não conseguem levar o plano de investir adiante por exagerarem nas expectativas de retorno, ao valor aplicado. 

Por isso, utilizar aplicativos para melhorar a organização das finanças pode ser uma boa alternativa para ter o acompanhamento financeiro com mais facilidade. 

3. Separe um valor fixo para investir em 2021

Por fim, o especialista financeiro Jaques Cohen indica que o orçamento destinado para investimentos seja entre 10% a 20% da renda.

 “Você não precisa ser especialista, investir o valor ideal, no produto mais rentável. Você precisa começar. Se não, você não vai investir”, aconselha. 

Para ler a reportagem completa e saber como iniciar a reserva de emergência, clique aqui

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações Push para receber os conteúdos sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp