Investimentos atrelados à inflação têm melhores resultados em novembro

Lucas Pavanelli
Lucas Pavanelli
Figura de gráfico simbolizando investimentos atrelados à inflação
Os investimentos atrelados à inflação tiveram os melhores resultados em novembro, de acordo com levantamento da Anbima.

Os investimentos atrelados à inflação tiveram os melhores resultados em novembro, de acordo com levantamento da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). Você pode conferir o resultado completo aqui

Nesse sentido, o que confirma a alta são os resultados do índice IMA-B5+, que reflete as carteiras de investimento de Notas do Tesouro Nacional com vencimento acima de cinco anos. A rentabilidade foi de 2,59% no mês, o melhor resultado de novembro, dentre as opções de investimento. Mesmo assim, esse tipo de aplicação acumula perda de 1,87% no ano. 

Continua após a publicidade

Além do IMA-B5+, o índice IMA-B5, que acompanha as Notas do Tesouro Nacional com até cinco anos, também confirma a tendência. Este último teve valorização de 1,32% em novembro e 6,10% no ano.

Investimentos atrelados à inflação lucram com risco de alta

De acordo com o gerente de Preços e Índices da Anbima, Hilton Notini, os bons resultados das carteiras atreladas ao IPCA estão relacionados à alta da inflação.

“A performance positiva pode ser entendida como um reflexo do aumento do risco inflacionário. Isso provavelmente contribuiu para a maior procura por títulos que protejam contra a inflação”, avalia

De acordo com Notini, também em novembro, o mercado ofertou o maior lote de Notas do Tesouro Nacional de curta duração (com vencimento em 2023). Isso deve diminuir a pressão sobre os preços de títulos com vencimento mais para o futuro. 

Títulos corporativos vinculados ao IPCA também cresceram

Além disso, outra informação confirma a valorização dos títulos atrelados à inflação em novembro. Além do mercado de títulos públicos, no de títulos corporativos, as carteiras vinculadas ao IPCA também apresentaram rentabilidade positiva no mês. 

O melhor desempenho ficou com o IDA-IPCA Infraestrutura, que teve alta de 1,9% em novembro, chegando a 6,97% no ano.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as informações em tempo real sobre o que realmente importa para o seu dinheiro. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.