INSS suspende perícias médicas presenciais devido aos casos de COVID-19

Na última quarta-feira, 12, o INSS suspendeu temporariamente as perícias médicas presenciais da revisão do auxílio-doença. Entenda.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente as perícias médicas presenciais do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (auxílio-doença), desde esta quarta-feira (12). Saiba mais.

INSS suspende perícias médicas presenciais

A suspensão se deu em virtude do aumento de casos do novo coronavírus (COVID-19) no país, provocado pela variante ômicron. Entretanto, a medida não é válida para os mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas.

A suspensão abrange perícias marcadas a partir do dia 12 de janeiro deste ano. A portaria conjunta do Ministério do Trabalho e do INSS foi publicada na última quinta-feira, 13.

De acordo com o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022, e os segurados receberão um comunicado do INSS sobre a nova data.

Vale ressaltar que os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo seus respectivos benefícios normalmente. Porém, o INSS não informou como o beneficiário que teve o pagamento suspenso e precisa agendar a revisão deve proceder.

Alta nos casos de COVID-19

O Brasil vem registrando um aumento significativo nos casos de Covid-19. De acordo com dados de 12 de janeiro, divulgados pelo Ministério da Saúde, houveram 87.471 registros em apenas 24 horas.

No último dia 5, o número de diagnósticos positivos era de 27.267 — ou seja, três vezes menor do que o registrado dia 12. Já o último dia de 2021, foram registrados 10.282 casos no país em 24 horas.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o INSS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp