A partir desta terça-feira, 3, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas. Com isso, estudantes de todo Brasil que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretendem estudar em uma universidade pública podem se inscrever.
O sistema, criado e administrado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no exame.
Confira todas as informações abaixo.
Inscrições para o Sisu
O prazo para a inscrição no 2º processo seletivo de 2021 termina na próxima sexta-feira, 6. Para participar da seleção, é preciso ter obtido nota superior a 0 na redação do Enem e não ter feito a prova na condição de “treineiro”.
Por meio da página do sistema, já é possível pesquisar as vagas disponíveis aplicando filtros de cursos, instituições e cidades.
Durante a inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções, sendo possível alterá-las durante o período em que as inscrições se mantiverem abertas.
De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da seleção estará disponível a partir do dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas do dia 11 até o dia 16 de agosto. Entre 10 e 16 de agosto, abrirão as inscrições para lista de espera por vagas remanescentes, cujo resultado será anunciado no dia 18.
Como se inscrever no Sisu?
Veja o passo a passo de como realizar sua inscrição a seguir.
- Acesse o site oficial do Sisu 2021;
- Clique em “Fazer inscrição”;
- Faça login com sua conta gov.br ou realize o cadastro caso ainda não tenha uma;
- Escolha a opção CPF e, após finalizar o cadastro, retorne ao portal do Sisu;
- Confirme seu e-mail e número de telefone celular para que entrem em contato com você caso seja selecionado;
- Na tela “Minha inscrição”, se inscreva em duas opções de curso: clique em “Fazer inscrição da 1° opção” para se inscrever no curso que é sua prioridade; em seguida, clique em “fazer inscrição da 2° opção” para se inscrever no curso que ocupa o segundo lugar da sua lista de prioridades;
- Atente-se ao turno e às modalidades de curso que deseja concorrer. Há vagas de ampla concorrência e um percentual de vagas destinadas aos alunos que correspondem aos critérios socioeconômicos: alunos que se formaram no ensino médio em escolas públicas; pessoas com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo que estudaram em escola pública; candidatos autodeclarados pardos, indígenas, pretos e quilombolas.
Quer continuar acompanhando as notícias sobre as inscrições para o Sisu? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.