Levantamento da ASA Investments aponta inflação mensal abaixo da meta

Levantamento aponta inflação mensal abaixo da meta. O estudo foi realizado pela ASA Investments e também indica os desafios para o país.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Levantamento feito pela ASA Investments para o Valor Econômico aponta que a inflação mensal ficará abaixo da meta estabelecida pela equipe econômica dos órgãos e Governo Bolsonaro.

A inflação acumulada em 12 meses acima de 6% chama atenção dos especialistas. Isso porque alcançar esse patamar a partir de maio de 2021 seria um grande desafio para o Banco Central na jornada para manter os índices de preços dentro da meta do próximo ano, que é de 3,75% até o momento.

Expectativa para a inflação em 2021

O Relatório Focus é emitido semanalmente pelo Banco Central e leva em consideração dados e perspectivas de diferentes agentes do mercado financeiro e econômico para emitir dados.

Por esse motivo, as expectativas para a inflação apontadas ao longo do ano podem mudar regularmente.

Além do índice de preços, ele também traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para:

  • atividade econômica;
  • câmbio;
  • taxa Selic;
  • outros indicadores.

Vale lembrar que as projeções são do mercado, não do Banco Central.

image-12
Relatório Focus 11/12/2020

De acordo com o relatório Focus do último dia 11, a expectativa para o IPCA, indicador usado para acompanhar a inflação, é de 3,34% para 2021.

Dessa forma, como aponta o estudo da ASA Investments para o Valor Econômico, a inflação estaria abaixo da meta.

Efeitos da inflação mensal abaixo da meta na economia

Os brasileiros sentem a inflação mais efetivamente no preço dos produtos e serviços.

Todavia, a inflação também é um indicador que aponta evolução na economia.

Dessa forma, mesmo que haja um aumento, se ele não for descontrolado, pode ser considerado um indicativo saudável para investimentos externos, por exemplo.

Você confere outras informações do relatório da ASA Investments na matéria do Valor Econômico para assinantes.

Você também pode acompanhar outras notícias e conteúdos sobre a inflação e demais indicadores da economia brasileira em nossa newsletter. Assine agora e gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp