Decreto determina a divulgação de impostos sobre combustíveis

Os impostos sobre combustíveis deverão ser divulgados em 30 dias como medida de transparência ao consumidor. Entenda decreto publicado hoje.

Escrito por Fabíola Thibes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O presidente da República expediu um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23, determinando a obrigação dos da divulgação dos valores pagos a título de impostos sobre combustíveis. Essa foi uma promessa de Bolsonaro aos caminhoneiros.

A medida começa a valer no prazo de 30 dias. De acordo com o documento, o consumidor deve receber o detalhamento dos valores estimados dos tributos que compõem o preço final dos combustíveis.

Apesar de ser uma medida de transparência, essa é uma tentativa do presidente de justificar o aumento do preço do diesel e da gasolina. Segundo Bolsonaro, a responsabilidade do aumento é dos governadores.

No último sábado, 20, ele ainda disse que a formação do preço dos combustíveis é uma “caixa-preta”. Por isso, Bolsonaro retirou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, do cargo.

Com essa intervenção, a companhia petrolífera chegou a perder mais de R$ 100 bilhões em valor de mercado. O resultado foi a queda praticamente generalizada da bolsa de valores brasileira, a B3.

Detalhes do decreto dos impostos sobre combustíveis

O Decreto 10.364/2021 determina que os consumidores têm o direito de saber quanto pagam em impostos sobre combustíveis. Segundo o texto, as informações devem ser “corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis”.

Em 30 dias, os postos revendedores são obrigados a informar os preços reais e promocionais dos combustíveis. Para os aplicativos que vinculam a oferta de descontos, é preciso detalhar os valores da seguinte forma:

  • preço real;
  • preço promocional do app de fidelização;
  • valor do desconto.

Em caso de cashback, as regras são as mesmas. A divulgação pode ser realizada por meio de números absolutos ou percentual.

A informação ao consumidor deve estar disponível em painel afixado em local visível. Ele deve trazer os seguintes dados:

  • valor médio regional no importador ou produtor;
  • preço de referência para o ICMS;
  • ICMS;
  • PIS/PASEP e Cofins;
  • valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) sobre combustíveis.

Valor dos combustíveis é tema de discussões

O valor dos combustíveis está sendo discutido há alguns dias devido aos aumentos consecutivos anunciados pela Petrobras. Somente em 2021, o preço do diesel já subiu 3 vezes e a gasolina, 4 vezes.

Com isso, o reajuste já realizado no ano foi de 34,78% e 27,72% no total, respectivamente. O presidente alega que o problema está na política de correção dos valores adotada pela Petrobras. Segundo ele, o preço poderia ser 15% menor, se houvesse fiscalização adequada.

Enquanto essa discussão ocorre no cenário nacional, o preço nas bombas ultrapassa R$ 5 por litro em muitas cidades.

Saiba mais sobre o reajuste de preços e outras notícias que interferem na sua vida financeira! Assine a newsletter do iDinheiro e ative as notificações push para receber as atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp