Imposto de Renda: Receita abre consulta a novo lote residual de restituições

Restituição será paga aos contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas regularizaram as pendências.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Receita Federal abriu a consulta a mais um lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de anos anteriores nesta segunda-feira (25).

O lote residual se refere aos contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram as suas pendências. Segundo dados da Receita, 210.153 contribuintes receberão R$ 180.556.530,18, incluindo aqueles que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, e contribuintes não prioritários.

O pagamento do lote residual será realizado no dia 29 de abril, diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Caso o crédito não seja realizado porque a conta informada pelo contribuinte foi desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores através do Portal BB ou pela Central de Relacional BB, por meio dos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após o prazo de 1 ano, o contribuinte só poderá solicitar o valor da restituição através do Portal e-CAC.

Como consultar o lote residual de restituições

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, selecionando “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, que pode ser acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la.

O contribuinte também pode consultar o lote residual de restituições através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Quer continuar acompanhando notícias sobre o Imposto de Renda? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp