Ibovespa supera 120 mil pontos e tem alta de 3,35% em 2020

O Ibovespa volta ao seu patamar histórico no último pregão de 2020. A perspectiva é que os resultados melhorem ainda mais em 2021.

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

O sobe e desce da bolsa de valores diminuiu. Depois de seis circuit breakers em março, o Ibovespa tem alta de 3,35% no ano e acumula valorização de 27% entre novembro e dezembro.

Os dados são do pregão desta quarta-feira, 30, o último do ano. Considerando o piso de 2020, em 23 de março, os ganhos superam 85%.

Continua após a publicidade

No pregão da última terça-feira, 29, o Ibovespa havia aumentado 0,24% e atingido 119.049 pontos. Às 10h21min desta quarta, 30, foi registrado um novo aumento.

Dessa vez, de 0,58%. Com isso, a bolsa voltou à marca história de 120 mil pontos. Mais precisamente, 120.095 pontos.

Continua após a publicidade

No acumulado mensal, a alta chega a 9,75%. Com o passar das horas, o resultado pode ser alterado, já que o preço dos ativos oscila bastante.

Ganhos para todos os investidores

Até mesmo quem optou por ativos de risco tem registrado retornos positivos na B3, a bolsa de valores brasileira. Os resultados são verificados mesmo com os impactados da pandemia no consumo, na economia e na saúde.

Na renda fixa, os ganhos foram de 7,8% para o IMA-B 5. Essa é uma cesta de títulos públicos indexados pela inflação. Os ativos têm prazo de até cinco anos.

Entre os papéis mais tradicionais, aqueles que apresentaram melhores resultados foram:

  • ouro: 56,4%;
  • euro: 41,4%;
  • dólar: 29,3%.

Os dados deixam claro que tanto investidores da renda fixa quanto da variável têm remuneração positiva neste final de ano.

Continua após a publicidade

Expectativas para o Ibovespa em 2021

A renda variável ainda deve apresentar bons resultados no ano que vem. Os motivos são o fluxo do investidor local e o capital externo.

Outros ativos recomendados para formar a carteira são aqueles corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Tanto na dívida pública quanto na privada, a inflação deve trazer bons resultados devido ao aumento do índice.

No câmbio, o real deve se valorizar perante o dólar. Com isso, os especialistas acreditam que novos investidores devem aportar no país. A condição é que o quadro fiscal permaneça como o de hoje.

Boas notícias para os ativos de risco

A retomada do crescimento da economia mundial e as políticas monetárias e fiscais dos diferentes países fazem o ambiente ser adequado para a liquidez dos ativos de risco.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, será bastante fácil comprar e vender esses títulos e lucrar com eles. Por isso, há boas oportunidades para obter remuneração, mesmo com os riscos existentes.

A alta da bolsa também interfere nesse cenário, sinalizando retomada dos lucros. Com isso, o Ibovespa deverá fechar 2021 com 130 mil pontos, aproximadamente.

Essa projeção é derivada da atração de investidores estrangeiros. Entre os fatores que auxiliam esse aporte de capital estão:

  • retomada econômica;
  • vacinação;
  • desvalorização do dólar;
  • posição técnica favorável dos ativos brasileiros, que ainda sofrem depreciação em dólar.

O resultado ainda pode ser melhor, caso o governo coloque em prática alguma reforma ou controle gastos.

Continua após a publicidade

A AZ Quest ainda traçou um cenário-base, com probabilidade de 50% a 60%. Segundo essa previsão, o PIB brasileiro cresceria 4%. O Ibovespa chegaria a 135 mil pontos e o dólar se manteria entre R$ 4,70 e R$ 4,80.

No que se refere à inflação, a perspectiva é de queda do núcleo. O IPCA deverá fechar 2021 com 3,5%, registrando o movimento de retração no preço dos alimentos no atacado, que já vem sendo percebido.

Se essas condições se mantiverem, o Banco Central pode adotar uma política monetária de estímulo ao consumo. Assim, a Selic poderia aumentar para 3,5% somente no final do terceiro trimestre.

Quer continuar se atualizando sobre a bolsa de valores e obter uma boa remuneração? Então, acompanhe as notícias assinando a newsletter do iDinheiro e ativando as notificações Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.