Ibovespa opera em alta e supera os 121 mil pontos

Ibovespa opera em alta de 2,01% nesta quinta-feira, 7, renovando a máxima intradia. Cenário político americano e notícias sobre a vacina tiveram impacto.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira, 7, renovando a máxima intradia, com investidores atentos na confirmação da eleição de Joe Biden nos EUA, em ações de commodities e na vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Exatamente às 15h37min, o Ibovespa operava em alta de 2,01%, a 121.492 pontos. No noticiário corporativo, a Cemig informou que seu conselho de administração aprovou a venda da totalidade de 68,6 milhões de ações que possui da Light.

O governo de São Paulo, em meio a corrida pela vacinação no Brasil, anunciou que a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan possui eficácia de 78%.

Na quarta-feira, 6, o índice fechou com queda de 0,23%, a 119.100 pontos. No decorrer do pregão, voltou a renovar máxima intradia, a 120.924 pontos.

No ano passado, o Ibovespa acumulou ganhos de 2,92%. A alta foi de 9,30% em dezembro.

Ibovespa opera em alta: cenário local e global

O Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira, 7, a vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas. O presidente eleito tomará posse no dia 20 de janeiro. 

O ainda atual presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que “haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro”. 

A afirmação foi feita depois de apoiadores do presidente invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano. Quatro pessoas acabaram morrendo durante a invasão.

Ainda no plano político, a confirmação da vitória democrata na Geórgia para dois assentos no Senado dos Estados Unidos, que, na prática, consolida maioria do partido em ambas as instâncias do Congresso, repercute nos negócios e fortalece o presidente eleito.

“Por um lado, é esperada a aprovação de estímulos à economia. Por outro, cresce a chance de uma agenda favorável a regulações e alta de impostos, especialmente sobre alguns setores”, afirmou a equipe de pesquisa econômica do Bradesco em relatório.

Bolsas da Ásia e da China fecharam em alta

Também nesta quinta-feira, 7, os preços do petróleo tocaram o maior nível desde o fim de fevereiro, com o barril de Brent chegando a US$ 54,90 depois de uma queda nos estoques nos EUA, que somou-se a uma decisão unilateral da Arábia Saudita de cortar sua produção.

No cenário local, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou em reunião ministerial na última quarta-feira, 6, que o governo começará a vacinar a população contra a Covid-19 antes mesmo do próximo dia 25.

Essa também foi a data estabelecida pelo governador João Dória (PSDB), adversário político do presidente Jair Bolsonaro, para o início da vacinação em São Paulo.

Nesta quinta-feira, 7, o Instituto Butantan teve reunião com a Anvisa e informou o nível de eficácia da vacina Sinovac em 78%.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou que a inflação das classes de baixa renda em dezembro aumentou para 1,35%, fechando o ano com inflação de 6,30%.

Já a Fipe mostrou também que a inflação em São Paulo medida pelo IPC ficou em 5,62% em 2020.

“Podemos tentar novamente superar a barreira dos 120.000 pontos, mas nossos problemas internos inibem maior recuperação, incluindo os atrasos na imunização da população”, avaliou, o sócio e economista-chefe do banco Modalmais, Alvaro Bandeira.

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp