Hoje é feriado de Natal: veja o que abre e o que fecha

Hoje é feriado de Natal, então alguns serviços não estarão disponíveis dependendo das decisões de cada prefeitura. Funcionamento volta na segunda-feira.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Hoje é feriado de Natal. Portanto, alguns serviços fecham nesta sexta-feira, 25, voltando a funcionar apenas na próxima segunda-feira, 28.

O feriado prolongado ocorre em meio à pandemia, então alguns serviços podem não estar funcionando dependendo da fase em que a cidade ou estado está nas políticas de afrouxamento da economia. Em São Paulo, por exemplo, todo o comércio não essencial estará fechado nos dias 25 e 26 de dezembro.

Confira o que abre e o que fecha.

Hoje é feriado: o que abre

Mesmo com o feriado, alguns serviços e estabelecimentos podem permanecer abertos, ainda que com funcionamento modificado. São eles:

  • Shoppings
  • Supermercados
  • Transporte público
  • Farmácias
  • Comércio

No caso do transporte público, é comum que a frota seja reduzida a 50%, mas a decisão é de cada Prefeitura.

Com relação aos shoppings e ao comércio, o horário de abertura e serviços disponíveis variam de acordo com cada  estabelecimento e com o que está autorizado a funcionar por decreto estadual.

O que fecha

Devido ao feriado, alguns serviços fecharão, retornando ao funcionamento normal apenas no próximo dia útil. São eles:

  • Bancos
  • Correios
  • Detran
  • Poupatempo
  • INSS

Serviços bancários não funcionam

Com o feriado bancário, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central (BC) mantém alguns serviços bancários indisponíveis, mesmo por meio de internet banking.

Transferências, mesmo que por meio eletrônico, não estarão disponíveis no feriado. Caso precise fazer TED, terá de realizá-lo no dia anterior ou seguinte.

Pagamentos também não estão disponíveis. Vencimentos de boletos e faturas passam para o próximo dia útil. 

Ou seja, caso tenha alguma conta que venceria dia 25, será possível pagá-la sem juros e multas na próxima segunda-feira, 28.

Mas, utilizando o internet banking é possível realizar agendamento das transações.

Dessa forma, o pagamento ou transferência ocorrerá de forma automática no próximo dia útil.

Gostou de saber o que abre e o que fecha? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp