Governo oficializa pagamento do Bolsa Família em poupança digital

Portaria publicada pelo governo na última quinta-feira, 10, oficializa o pagamento do Bolsa Família em poupança digital da Caixa. Confira detalhes.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última quinta-feira, 10, o governo oficializou o pagamento do Bolsa Família em poupança digital da Caixa Econômica Federal (CEF). O texto também abre a possibilidade de que o calendário de pagamentos do benefício seja alterado nos próximos anos.

No final de novembro, a Caixa já tinha anunciado que os beneficiários do programa passariam a receber por meio de poupança digital do próprio banco, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. No entanto, continua sendo possível sacar o dinheiro usando o Cartão Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.

As contas serão criadas de forma automática, logo, não será preciso comparecer a uma agência. Em dezembro, cerca de 1,5 milhão de beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) finais 9 e 0 receberão por essa modalidade.

Com informações do G1.

Pagamento do Bolsa Família em poupança digital

Nessa mesma portaria, o Ministério da Cidadania revogou artigo de portaria anterior sobre o benefício, que estabelecia as regras para o calendário de pagamentos do Bolsa Família. Elas definiam que o pagamento era mensal, sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com a sequência dos últimos números do NIS.

Com a revogação, abre-se a possibilidade de que esse calendário não seja seguido a partir de 2021. Caberá ao Ministério da Cidadania aprovar o calendário de pagamentos dos benefícios a ser fixado anualmente.

A previsão de alteração das datas não foi informada pelo Ministério. 

Senado tem projeto para reformular projetos sociais

No momento, o Senado tem projeto para reformular programas sociais, inclusive o Bolsa Família. Chamado de Lei de Responsabilidade Social (LRS), ele prevê metas para a queda da taxa geral de pobreza nos próximos três anos e verba extra de recursos do Orçamento para ações de transferência de renda aos mais pobres.

Para o autor da proposta, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a pandemia mostrou que há um grande contingente de famílias que necessitam de ajuda financeira.

Quer acompanhar as notícias sobre o pagamento do Bolsa Família em poupança digital? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp