Governo libera auxílio inclusão; saiba quem pode receber

Desde o dia 1º de outubro, recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência […]

Isabella Proença
Isabella Proença

Desde o dia 1º de outubro, recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com deficiência que ingressaram no mercado de trabalho podem solicitar o auxílio inclusão, no valor de meio salário mínimo (R$ 550).

A partir do momento que o beneficiário for contemplado com o auxílio, ele não receberá mais o BPC, que paga um salário mínimo mensal (R$ 1.100) para pessoas com deficiência que não podem prover seu sustento. No entanto, se por algum motivo o beneficiário perder o emprego, o BPC voltará a ser pago automaticamente, sem necessidade de novas avaliações.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério da Cidadania, o auxílio inclusão é uma espécie de encorajamento para que pessoas portadoras de deficiência permaneçam no mercado de trabalho. Entenda mais informações a seguir.

Quem tem direito ao auxílio inclusão?

Pessoas com deficiência, CPF regular e inscrição atualizada no CadÚnico que ganhem até 2 salários mínimos em qualquer atividade que exercerem. Também é necessário receber ou ter recebido o BPC em algum momento nos últimos 5 anos e continuar dentro dos critérios de manutenção do benefício.

Vale ressaltar que o auxílio inclusão não faz parte do cálculo da renda familiar para a manutenção do BPC de outro membro da família.

Como solicitar o auxílio inclusão?

O benefício pode ser solicitado no Meu INSS, pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou via app (Google Play | App Store).

Os únicos documentos exigidos são o número do CPF e o CadÚnico atualizado. Se o pedido for feito por um representante legal ou um procurador, devem ser apresentados:

  • termo de representação legal (termo de guarda, curatela, tutela) ou procuração;
  • documento de identificação com foto e CPF do representante ou procurador.

De acordo com o governo, os pedidos serão analisados em aproximadamente 30 dias úteis.

Quer continuar acompanhando notícias sobre programas sociais, como essa sobre o auxílio inclusão? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.